Criação de taxa ambiental volta ao debate em Florianópolis
03/06/2019
Ponte Hercílio Luz voltará a ser sustentada pela barras de olhal
03/06/2019

Operação de transferência de carga devolve configuração original à ponte Hercílio Luz

Se o tempo colaborar, a ponte Hercílio Luz volta a ser sustentada pelas barras de olhal e os cabos pendurais a partir de sexta-feira, 7 de junho, retomando a configuração original. A partir das 22h de segunda-feira (3) está programada a operação de transferência de carga de 80% da estrutura, que atualmente está apoiada sobre estruturas provisórias construídas exclusivamente para a reforma.

O trabalho vai acontecer ao longo de quatro noites consecutivas, caso haja condições meteorológicas favoráveis. Ao fim do processo, 80% do peso da ponte voltará a ser sustentado pela própria estrutura. É um dos momentos mais importantes do trabalho de recuperação do cartão postal. “Será o coroamento de meses de cálculos e planejamento técnico para que efetivamente a ponte possa estar funcionando da forma como ela foi projetada. Por enquanto, temos uma ponte apoiada sobre uma espécie de cavalete. A partir dessa transferência de carga, que ainda não é de 100%, ela volta a ficar apoiada sobre a estrutura normal de estaiamento”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler.

A mudança na posição da ponte será imperceptível, uma vez que a troca de sustentação implica na movimentação de centímetro. Diferente da primeira transferência de carga realizada em outubro de 2017, desta vez não haverá interrupções no trânsito. Apenas o canal marítimo abaixo da ponte será fechado durante a operação, que tem um plano de contingência já alinhado com a Defesa Civil e demais órgãos de segurança.

Veja matéria completa em ND, 01/06/2019

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *