Invasões em Florianópolis motivam abertura de inquérito civil pelo MP-SC
09/05/2019
Transporte coletivo é prioridade para a ponte Hercílo Luz
09/05/2019

SDS entrega Planos das Bacias Hidrográficas que abastecem cidades da Grande Florianópolis

Com a missão de cuidar e orientar a gestão dos principais rios do Estado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizou, nesta segunda-feira, 6, a entrega do Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos rios Cubatão, da Madre e Bacias Contíguas. Juntas, elas são responsáveis pelo abastecimento de oito municípios e cerca de 615 mil habitantes em Palhoça, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara – e parcialmente nas regiões de Florianópolis, Garopaba, Paulo Lopes e São José, que representa uma área de 1,6% de Santa Catarina.

O lançamento ocorreu em Santo Amaro do Imperatriz, no auditório da Câmara de Vereadores, e contou com a presença do prefeito da cidade, Edésio Justen, o presidente da Câmara, Valério Schurhaus, a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, Sandra Eliane Michel, e do diretor de Recursos Hídricos da SDS, Bruno Beilfuss, representando o governador.

Consolidando um cenário de metas e indicadores que garantem o uso sustentável dos recursos hídricos, os Planos fornecem um planejamento para gestão destas importantes bacias hidrográficas para a região.

O secretário da SDS, Lucas Esmeraldino, ressalta que cada um dos planos tem, como objetivo, implementar ações que foram amplamente discutida: “Para que possamos manter a capacidade de nossos rios na produção de água para as necessidades básicas da vida, é necessário transformar os recursos naturais em riqueza econômica e, para isto, buscar novas formas de gestão das águas com preservação e a conservação dos recursos hídricos”.

O diretor de Recursos Hídricos da SDS falou sobre o desafio para os gestores de garantir a disponibilidade de água. “É imprescindível o conhecimento da real situação das águas dos rios das Bacias. Assim, o Plano passa a ser mais que um documento, se torna um instrumento de gestão de maior relevância”.

Parcerias

Com um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão, os Planos de Recursos Hídricos das Bacias do Rio Cubatão e Rio da Madre foram elaborados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e contaram com o apoio financeiro e institucional da SDS e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Na oportunidade, a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, Sandra Eliane Michel, destacou a importância do trabalho realizado. “Foram mais 720 dias de estudos e diagnósticos ininterruptos, em parceria com a UFSC, para identificar toda potencialidade e fragilidade destas Bacias Hidrográficas. O rio Cubatão é responsável por boa parte do abastecimento da água potável da Grande Florianópolis e, portanto, de uma importância estratégica extraordinária, bem como, sua preservação, maior objetivo do Plano de Bacias”, disse.

Ao todo, a SDS já elaborou 11 Planos de Recursos Hídricos, sendo que dois estão em elaboração (Rio Urussanga e Canoinhas) e outros dois, Rios Canoas e do Peixe, em processo de contratação, completando um mapeamento das 16 principais bacias hidrográficas do estado.

(SDS, 07/05/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *