MP-SC abre inquérito sobre obra de pavimentação entre Vargem Grande e Rio Vermelho
16/05/2019
Ciclovia na BR-101
16/05/2019

Lei estadual sobre canudos biodegradáveis divide opiniões

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 15/05/2019)

O presidente da Abrasel-SC (Associação de Bares e Restaurantes), Raphael Dabdab, critica a sanção da lei que obriga o uso de canudos biodegradáveis pelos estabelecimentos comerciais do Estado.

Para ele, o objetivo de preservar o meio ambiente é nobre, mas o “caminho que Santa Catarina escolheu foi um equívoco”. Ele questiona, inicialmente, a elaboração do projeto com base na lei aprovada no Rio de Janeiro, sem ajustes. “Lá, acabou o consumo de canudos, mas aumentou significativamente o consumo dos copos plásticos”, afirma.

Além disso, Dabdab considera que o prazo de um ano de adaptação à lei não é adequado para a indústria. “SC é grande produtor de canudos e isso pode gerar desemprego”, alerta.

“A lei interfere na economia de forma proibitiva e entendemos que a melhor alternativa deve ser pelo estímulo ao uso do canudo biodegradável, mas não na proibição num primeiro momento”, defende.

Já a direção da Fiesc (Federação das Indústrias de SC) avalia que a lei reforça o consumo consciente. “A nova legislação reforça o descarte ambientalmente correto dos resíduos gerados após o uso, iniciativa que também favorece o setor da reciclagem. Incentiva ainda o consumo consciente e a adoção de uma política pública com foco em educação ambiental, já que o descarte inadequado é o cerne do problema”, afirmou o presidente, Mario Cezar de Aguiar.

Em abril, a entidade mandou ofício ao governo do Estado defendendo a sanção do projeto.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *