Floripa Jazz Festival promove música e cultura durante sete dias na capital catarinense
26/04/2019
Secretário Carlos Hassler diz que está aberto ao diálogo sobre desapropriações
26/04/2019

Grupo discute uso de ônibus menos poluentes no transporte coletivo metropolitano

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 25/04/2019)

Representantes do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, das empresas de ônibus, consultores da agência alemã GIZ e diretores da Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis) discutiram ontem o uso de veículos elétricos e de combustíveis com baixo potencial poluente.

Segundo o coordenador do Observatório, professor Bernardo Meyer, a ideia é que o edital de licitação para o sistema de transporte coletivo integrado garanta a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Os consultores alemães, que fizeram uma visita às empresas de transporte e coletaram informações sobre o panorama atual, têm conversas hoje com o governo do Estado e com a Celesc.

Na mesma reunião, as empresas de ônibus que operam na região metropolitana apontaram que a pista reservada aos ônibus vai diminuir 40 minutos, em média, o tempo de viagem na Via Expressa para entrar na Ilha de Santa Catarina nos horários de pico.

“Os ônibus carregam muito mais pessoas e é neste sentido que temos que pensar na melhoria na mobilidade urbana da região. A faixa exclusiva, que pode parecer ociosa às vezes, transporta cinco vezes mais pessoas do que o automóvel, mostrando a eficiência do ônibus”, afirma o professor Werner Kraus Jr, integrante do Observatório.

“É como se fosse um trilho de trem que nem sempre está ocupada, mas quando isso acontece transporta um número de pessoas muito maior”, complementa Werner.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *