Regras para safra da tainha em 2019 podem ser publicadas ainda esta semana
23/04/2019
Florianópolis pode perder o Ecomuseu por falta de recursos
23/04/2019

Governo divulga números do combate à prática Farra do Boi

O número de ocorrências da Farra do Boi caiu 64,7% em relação ao ano passado. Foram 136, em 2018, e 48 em 2019. O balanço foi divulgado pelo Governo do Estado, que mobilizou 350 agentes no combate à pratica criminosa. Embora, os avanços sejam perceptíveis em grande parte dos municípios do litoral, em Governador Celso Ramos, a ação resiste as campanhas de conscientização e a até mesmo a criminalização da farra, ocorrida em 1995.

O governo informou que intensificou o combate à prática da Farra do Boi em Santa Catarina em 2019. As operações mobilizaram a PM (Polícia Militar) e a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola). Houve diminuição nas ocorrências. Foram 88 casos a menos que o ano anterior. Em Governador Celso Ramos, que historicamente registra a maior parte dos atos, foram montadas barreiras 24 horas por dia durante o período da Semana Santa. A PM destacou que identificou propriedades rurais suspeitas e, juntamente com a Cidasc, fiscalizou dezenas de sítios e fazendas. E que uma relação de parceria também foi montada com ONGs e Coletivos de proteção aos animais para criar uma rede de informantes nas regiões onde a prática é mais comum. Este ano, 18 destas denúncias foram confirmadas pelos policiais, que abordaram ainda 271 carros nas barreiras. Para o comandante-geral da PM, coronel Araújo Gomes, o trabalho anda precisa avançar. “Ainda há muito por fazer, mas a PMSC está se esforçando ao máximo. Estamos motivados e com boas parcerias. É o caminho certo para combater os injustificáveis maus-tratos aos animais”, salientou.

Cenas de guerra
Um vídeo divulgado no final de semana mostra o trabalho dos policiais militares no combate aos farristas. As cenas são da madrugada do domingo de Páscoa, em Governador Celso Ramos, Integrantes do PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) forçaram o recuo dos farristas na localidade de Ganchos, em Governador Celso Ramos.

Em Itapema, um boi que havia sido solto em Porto Belo, correu pelas ruas. As cenas foram registradas no bairro Meia Praia e foram divulgadas ontem. O animal foi capturado pela PM e pelo GOR (Grupo de Operações e Resgate).

(Confira matéria completa em ND, 23/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *