Produção de vinhos finos de altitude atrai turistas para a serra Catarinense
18/04/2019
Tecnologia pioneira da UFSC figura em plataforma de boas práticas da ONU e Ministério do Meio Ambiente
22/04/2019

Exposição no Museu Victor Meirelles celebra o retorno à Casa Histórica

O Museu Victor Meirelles (Ibram/Ministério da Cidadania) abre, na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, às 19 horas, a exposição A Casa da Porta Verde, uma mostra que vem celebrar o retorno do museu à sua sede histórica, na Rua Victor Meirelles, depois de a edificação ter passado por obras de Restauração e Ampliação que duraram três anos.

A obra de Restauração e Ampliação do Museu Victor Meirelles foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas, do governo federal, e foi iniciada em abril de 2016, sob a responsabilidade do IPHAN de Santa Catarina.

A concepção da exposição, assim como a sua curadoria, foi realizada de forma coletiva pelos servidores do Museu Victor Meirelles para esta que será a última montagem na sede provisória da Rua Rafael Bandeira, 41.

Iniciando com a trajetória do pintor, seus estudos e retratos, e também com os trabalhos de seus mestres, a sequência da mostra chega às pinturas históricas buscando propor uma ligação destas com a própria Casa enquanto patrimônio histórico nacional, tombado pelo IPHAN em 1950.

Na sequência, o passado e o futuro da Casa onde nasceu Victor Meirelles conduzem o visitante a apreciar os trabalhos que foram inspirados na então cidade do Desterro, atual Florianópolis. É o caso das “vistas” que nos remetem às atuais Praça XV de Novembro e Rua Trajano, esta última tela pintada a partir do adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

De volta ao tempo presente, o convite passa a ser olhar para o passado. O passado da cidade, da casa e, enfim, a restauração e a ampliação do museu. Para isso, na segunda sala da exposição, uma coleção de fotos se sucede na tela ilustrando a cronologia das obras iniciadas em 2016 e toda a transformação por que passou o imóvel até se unir ao prédio de três andares, construído na década de 1960 ao lado da casa histórica.

Além das fotos, será exposta também neste nicho uma coleção de artefatos encontrados na área do museu, durante o trabalho de escavação arqueológica realizado pelo Iphan-SC, por ocasião da restauração da edificação histórica.

O título dado à exposição, A Casa da Porta Verde, é uma referência ao destaque que a casa de Victor Meirelles imprime à paisagem urbana daquele pedaço do Centro de Florianópolis, se sobressaindo das demais construções não só por sua forma e estilo construtivo, mas também por suas janelas do segundo andar e as belas portas verdes que circundam todo o pavimento térreo. O sobrado, típico exemplar do estilo luso-brasileiro, tinha a peculiaridade de ser moradia e comércio ao mesmo tempo, onde o andar superior se destinava à moradia e o térreo funcionava como comércio, daí a presença somente de portas neste piso.

A exposição A Casa da Porta Verde fica na sede provisória do Museu Victor Meirelles até dia 10 de agosto. Os horários de visitação são de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e sábados, das 10 às 14 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações:

Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC

Rua Rafael Bandeira, nº 41 – Centro – Florianópolis – Brasil

Fone: +55 (48) 3222-0692

E-mail: mvm.educativo@museus.gov.br

Site: http://museuvictormeirelles.museus.gov.br/

Facebook: facebook/museuvictormeirelles

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *