Barco naufragado em Ingleses no século 17 era pirata, dizem pesquisadores
01/04/2019
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SC realiza oficina sobre Lei de Assistência Técnica de Habitação Social
02/04/2019

Comunidade do Saco dos Limões quer solução para indígenas alojados no Tisac

Moradores do bairro Saco dos Limões, em Florianópolis, estão preocupados com a situação dos índios Kaingang abrigados no Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões). O local está desativado desde 2005, mas há três anos abriga de forma emergencial os indígenas que chegam do interior do Estado para vender seus artesanatos na Capital, durante a temporada de verão.

O problema é que não há estrutura adequada de alojamento e o terminal apresenta problemas na instalação elétrica, hidráulica e de saneamento. Segundo o MPF-SC (Ministério Público Federal em Santa Catarina), os banheiros estão entupidos e há vazamento da fossa, que tem causado diarreias em crianças e contaminação da água potável. Apesar de ter sido acordado em reunião realizada em fevereiro deste ano entre representantes da prefeitura, da Funai e do MPF,que o município deve fazer os reparos básicos necessários, isso ainda não ocorreu.

Uma das soluções propostas pela prefeitura para oferecer dignidade mínima aos indígenas, seria instalar contêineres provisórios com banheiros e cozinhas. Mas como isso não foi feito em dezembro – quando os índios começaram a chegar, concluiu-se que era melhor investir na solução definitiva, que é a construção da Casa de Passagem.

(Confira matéria completa em ND, 01/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *