Estilista cria roupas com material reciclável como alerta para salvar a vida marinha
16/04/2019
O casarão: o maior símbolo histórico do bairro do Campeche
16/04/2019

Como colocar o turismo em novo ciclo de crescimento

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 15/04/2019)

Uma das surpresas negativas do primeiro trimestre deste ano na economia catarinense foi a queda da receitas do setor turístico. Todas as pesquisas mostram isso. Saídas para colocar o setor em novo ciclo de crescimento foi o ponto alto do painel de lançamento do livro Brasil Potência Mundial do Turismo, do ex-ministro do Turismo Vinicius Lummertz, atualmente secretário de Turismo de São Paulo, nesta segunda-feira (15) à noite, no auditório da Fecomércio-SC, em Florianópolis.

Também participam dos debates o presidente da federação Bruno Breithaupt, o secretário de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho, o empresário de tecnologia Luiz Ferla e o deputado estadual Bruno Souza.

Lummertz disse que não conhece o plano de turismo do atual governo de SC, mas uma forma de fortalecer o turismo seria retomar o plano feito para o Estado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi no governo de Luiz Henrique da Silveira. O especialista recomendou a SC segmentar o turismo. Praia com marina é um foco, praia de surf deve ter outra comunicação.

– Em Miami, com três folhas você licencia uma marina porque há uma área pré-definida. Aqui em SC não temos área definida- disse ele, alertando sobre a falta de regras.

De Masi recomendou também a segmentação para atrair turistas de alta renda do mundo todo. Sugeriu inclusive segmentação do turismo cultural.

Para o ex-ministro, se essa segmentação tivesse sido implantada, o setor não teria tido a crise deste ano.

Além de Lummertz, o livro tem artigos de dois empresários de Santa Catarina, Luiz Ferla, do Dot Digital Group, e Fernando Marcondes de Mattos, do Costão do Santinho Resort.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *