Reforma da Ponte Hercílio Luz: promotora instaura novo inquérito civil
17/04/2019
A inclusão digital, hoje, é tão fundamental quanto a erradicação da pobreza
17/04/2019

Caminhada reúne arquitetos para conhecer parque Linear do Córrego Grande

Arquitetos, designers, jornalistas e moradores do bairro participaram no último sábado (13) da Caminhada Jane Jacobs Floripa no Parque Linear do Córrego Grande. A iniciativa foi promovida em parceria do coletivo inspirado na famosa urbanista Jane Jacobs com o Portal ArqSC e teve apoio da Dimas Construções. Durante o percurso, que durou pouco mais de uma hora, os participantes puderam conhecer melhor a proposta e características importantes do parque, ideia concebida pelo professor César Floriano, ex-presidente do IPUF, com projeto urbanístico da arquiteta Juliana Castro.

Um dos destaques do percurso foi a passagem pela grande ponte para pedestres que é parte importante do Parque. Vista pelos arquitetos como uma espécie de “praça” para os moradores da região, a estrutura estimula o uso da área pública e conecta diferentes pontos de acesso ao Parque Linear.

Conhecido por empreendimentos como o bairro Pedra Branca, o arquiteto Nelson Teixeira lembrou um pouco do histórico da área e destacou a opção por criar uma nova centralidade para o bairro. Segundo ele, vários arquitetos atuaram de forma conjunta para fazer do espaço um lugar de convivência. A participação dos moradores da região também foi essencial. “A transformação dos espaços públicos depende muito da atuação das pessoas, especialmente as que moram na vizinhança”, observou Juliana.

A jornalista Simone Bobsin, que há mais de 20 anos atua no segmento de arquitetura e design, disse que a caminhada celebrou também a transformação do Anuário de Arquitetura, tradicional publicação que indica os principais trabalhos de arquitetos catarinenses, num hub de conteúdo sobre o assunto. “Foi um momento importante para a cidade, precisávamos muito falar sobre o bairro e conhecer esse projeto incrível”, disse. Ela destacou a importância de as pessoas ocuparem esse e outros espaços públicos da cidade.

Aumentar a conexão do restante do bairro ao Parque Linear é uma das diretrizes do novo projeto que a Dimas Construções lança nos próximos meses. O D/Spot. terá uma galeria comercial pensada justamente para facilitar o deslocamento de pedestres desde a principal via do bairro até o Parque.

(Informe Floripa, 16/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *