Comcap retira mais de 15 toneladas de lixo do entorno da Praça 15, em Florianópolis
06/03/2019
Revitalização do Centro
06/03/2019

Ônibus regional está em análise na Grande Florianópolis

O governador Carlos Moises (PSL) deve receber nos próximos dias o parecer dos prefeitos da região sobre o transporte integrado. De acordo com a secretária de Segurança, Transporte e Bem Estar Social de São José, Andréa Pacheco, o grupo já tem uma série de questionamentos.

De acordo com Andréa, o modelo apresentado pelo Governo do Estado dispensa a necessidade de alteração na legislação em vigor para possibilitar a licitação. “Estamos discutindo a proposta do convênio. Essa avaliação é conjunta entre os municípios . Já fizemos uma reunião e chamaremos o Estado para explicar algumas dúvidas”, argumentou a secretária.

Segundo ela, a expectativa é que após análise dos prefeitos, que têm um mês para se manifestar, o governo deve encaminhar a licitação. “Se tudo der certo a expectativa do Governo do Estado será de licitar no segundo semestre”, completou.

Após avaliação dos prefeitos, os convênios precisarão ser aprovados pelas Câmaras de Vereadores. Segundo o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, 80% dos deslocamentos de ônibus de Biguaçu, Governador Celso Ramos e Antônio Carlos ocorrem para fora da região, sendo São José e Florianópolis os principais destinos.

Um dos motivos para a situação é a falta de opções de linhas de ônibus dentro das cidades e a inexistência de conectividade da rede de transporte coletivo entre os municípios. Caso o passageiro queira ir até o Kobrasol, em São José, ele precisa se deslocar a Florianópolis para pegar outro ônibus intermunicipal.

A Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano prevê novas linhas de ônibus circulares em Biguaçu, que conectam bairros como Estiva, Sorocaba/ Timbé, Saudades, Três Riachos, Vendaval, Hospital, Rússia, Mor­ro do Ivo, Morro do Bela Vista, Morro do Boa Vista, Boa Vista, Saveiro, Fundos, Circular Fundos, Praia João Rosa, Jardim Janaína Circular e Bom Viver ao Centro de Biguaçu. Além disso, haverá opções diretas para Barreiros e Kobrasol, em São José, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e Florianópolis.

(Confira matéria completa em ND, 05/03/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *