Unidade de Recuperação da Beira-Mar Norte estará aberta à população
20/03/2019
Projeto de aluna da UFSC, que transforma livro em voz, é finalista do ‘Cocreation Lab’
21/03/2019

Monitoramento costeiro comunitário da UFSC solicita participação de usuários

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGOceano/UFSC), por meio do projeto de monitoramento costeiro CoastSnapSC, solicita a colaboração da comunidade com o uso da hashtag CoastSnapSC (#CoastSnapSC) imagens com registros das praias do Santinho e dos Açores postadas nas redes sociais. Espera-se com isso discutir a variabilidade temporal da linha de costa nas praias em estudo em escala semanais, sazonais e anuais. Esses dados têm fundamental importância na adequada gestão da costa e consequente preservação do patrimônio público.

Baseada em técnicas clássicas de sensoriamento remoto, o sistema existe em mais de 33 plataformas de observações espalhadas pelo mundo. Concebido em uma época em que a conexão entre as pessoas e as informações estão além do contato direto, em uma dimensão digital, o CoastSnap usa as redes sociais para coletar dados da posição da linha de costa e morfologia da zona de surfe por meio de imagens.

Na ilha de Santa Catarina, duas plataformas CoastSnap foram instaladas, uma na praia do Santinho e outra na praia dos Açores. A estação do Santinho encontra-se próxima à trilha que une essa praia e a ponta das aranhas n praia do Moçambique, já a estação dos Açores está instalada na primeira passarela que dá acesso à praia. O objetivo dessas estações é monitorar a linha de costa e a morfologia da zona de surfe, sobretudo o comportamento dos bancos arenosos e as correntes de retorno nessas praias.

Mais informações do projeto no Facebook e no Instagram.

(UFSC, 20/03/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *