CASAN e Prefeitura de Florianópolis reafirmam compromissos e ações
13/03/2019
Terrenos de Marinha: demarcação e aspectos contestáveis.
13/03/2019

As iniciativas de Santiago para se tornar uma cidade mais humana

A capital do Chile, Santiago, está localizada em um vale cercado por cordilheiras, como a famosa Cordilheira dos Andes. Nesse contexto, a região apresenta desafios arquitetônicos devido aos fortes abalos sísmicos que a cidade sofre constantemente. Além disso, Santiago apresenta um alto índice de poluição, devido aos fatores geográficos em conjunto com a ação humana.

Logo, para combater os altos índices de poluição e tornar a cidade mais sustentável e humana, algumas iniciativas foram realizadas em Santiago. Entre as iniciativas,  pode-se perceber a preocupação em arborizar a cidade por toda parte, seja nas vias ou em parques. Além disso, ao conhecer a cidade nota-se a presença de parques urbanos em todos os bairros, o que facilita o acesso à áreas de convivência e lazer para todos.

Ademais, a fim de incentivar o uso do transporte público em detrimento ao uso de automóveis particulares, Santiago aposta nos eixos ambientais. Dessa maneira, eles permitem a  circulação dos ônibus em uma via exclusiva. Assim, a iniciativa encoraja a população a utilizar o transporte público, devido ao tempo de viagem diminuir.

O incentivo ao uso de bicicletas!

Além dos corredores exclusivos de transporte público, pode-se perceber o grande número de ciclovias que cruzam a cidade. Nesse sentido, a cidade incentiva a população a deixar o carro e utilizar a bicicleta como meio de transporte!

O fim das sacolinhas plásticas!

Outra iniciativa para tornar a cidade mais sustentável foi realizada a pouco tempo em Santiago. Nesse sentido, trata-se da proibição de estabelecimentos comerciais entregarem sacolas plástica. Assim, a lei é valida para todo território chileno e começou a valer no dia 3 de Fevereiro de 2019.

Uma rua mais humana para Santiago!

Além disso, no centro de Santiago nota-se a preocupação em tornar a cidade mais atrativa para os pedestres. Um exemplo disso, é a transformação do Paseo Bandera , uma rua que antes era utilizada para carros e estacionamento e que agora foi transformada em um grande calçadão. Dessa forma, a rua ganhou vida com a arte urbana, mobiliários urbanos e pessoas!

(VIA, 08/03/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *