Bicicletas compartilhadas são nova opção para deslocamentos na capital
06/02/2019
CPI da Ponte Hercílio Luz é protocolada com apoio de 26 deputados de nove partidos
07/02/2019

Revitalização do Largo da Alfândega, no Centro da Capital, entra em fase de terraplanagem

As obras de revitalização do espaço urbano do Largo da Alfândega, no Centro da Capital, iniciadas em agosto do ano passado, estão na fase de terraplanagem e preparo das fundações, onde serão levantadas as novas edificações.

Nesta terça-feira (5), a empresa Concrejato S/A fez a instalação de valas de drenagem e o serviço de concretagem de proteção das valas por onde passarão eletrodutos. Duas máquinas faziam a retirada de pilares enquanto uma terceira terminava de arrancar o piso no local. “Na próxima semana, a empresa já deve começar a fazer as fundações que servirão de base para as novas edificações, que abrigarão o artesanato indígena e de cerâmica, banheiros, cafeterias e outros espaços previstos no projeto”, afirma o secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina.

Na área de aproximadamente 6 mil metros quadrados também estão previstos um deque de uso público com canteiros, bancos e cinco espelhos d’água simbolizando o encontro do mar com a alfândega. Além disso, uma cobertura metálica fará referência à renda de bilro, substituindo o antigo monumento às rendeiras – bilros gigantes – que deverá ser transferido para outro ponto da cidade, possivelmente a Lagoa da Conceição.

Os antigos trilhos usados para levar as mercadorias até os barcos serão mantidos, segundo informações do diretor metropolitano do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Michel Mittmann. Parte deles pode ser visto dentro da Casa da Alfândega e uma pequena parte no pátio externo.

Com investimentos de R$ 7,8 milhões do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no âmbito do PAC Cidades Históricas, o prazo de conclusão da obra é de 12 meses, com entrega prevista para 21 de agosto deste ano.

(Confira matéria completa em ND, 05/02/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *