Contrato com construtora do Contorno Viário da Capital é rescindido e empresa será substituída
10/01/2019
Grupo de pesquisa lança revista sobre inovação no setor público em SC
10/01/2019

Pressão popular viabiliza CPI sobre o sistema de transporte coletivo de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 09/01/2019)

Reivindicada por uma campanha virtual que já recebeu 5.700 apoios em menos de uma semana e encampada pelos vereadores da oposição, a instalação de uma CPI sobre o transporte coletivo de Florianópolis agora conta também com o respaldo do prefeito Gean Loureiro (MDB) e da sua base de sustentação na Câmara. O vereador Renato Geske (PR), líder do governo, protocolou nesta quarta-feira (9) um pedido oficial de abertura da comissão parlamentar de inquérito.

“A população está pedindo, apoiando o abaixo-assinado, vamos averiguar tudo”, afirmou Geske à coluna, que defendeu investigação sobre os custos do sistema, os aumentos da tarifa,  a licitação feita em 2014 e apuração da responsabilidade dos terminais de ônibus que nunca foram utilizados.

O requerimento tem nove assinaturas: além de Renato, subscreveram o documento os vereadores Guilherme Pereira (MDB), Tiago Silva (MDB), Jeferson Backer (PSDB), João Luis da Silveira (PSC), Gabriel Meurer (PSB), Miltinho Barcelos (DEM), Roberto Katumi (PSD) e Fábio Braga (PTB).

“Queremos que a Câmara participe e estude todo o contrato do transporte licitado na gestão anterior. Esse é um pedido da população também, que já havia feito um abaixo assinado. Portanto, o legislativo municipal será palco para um debate transparente”, afirmou Gean, por intermédio da assessoria de comunicação da PMF.

Criado pelo movimento Acredito, o abaixo-assinado citado pelo prefeito foi o fato político que desencadeou a discussão sobre a CPI. “A iniciativa surge da indignação com o aumento da passagem e as falsas promessas de melhoria no transporte público”, afirmou o estudante Israel Rocha, que nesta quarta-feira (8) saiu de uma reunião com a oposição também com 8 assinaturas de apoio à investigação.

O pedido de abertura da CPI será analisado a partir de 4 de fevereiro, quando a Câmara volta às sessões depois do recesso.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *