Audiência pública debate instalação de marina na Beira-Mar Norte
19/09/2018
Maioria dos municípios do país não tem licença ambiental para sistema de esgoto, diz IBGE
20/09/2018

Bibliotecas da Capital realizam semana sobre cultura africana e afro-brasileira

A cultura africana e afro-brasileira será o tema de duas semanas de atividades realizadas por meio do projeto “Biblioteca para ler, ver e ouvir”, da Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e do Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias (DEBEC).

Com início na quarta-feira (19), estudantes e profissionais poderão, até dia 28 de setembro, conhecer um grande acervo de literatura infantil e livros teóricos sobre o tema, além de participar de contação de histórias, oficina de capoeira e de uma conversa formativa sobre literatura infantil afro-brasileira. As atividades acontecerão na biblioteca central, no Centro de Educação Continuada (CEC).

Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar uma exposição de trabalhos realizados por estudantes e professoras do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Tapera e a exposição Negras Vozes. Além disso, poderão brincar com jogos pedagógicos de origem africana ou com informações sobre o continente africano.

No dia 26, das 8h às 9h30, a professora mestra Tatiana Bernardes organizará um diálogo com professores dos anos iniciais sobre literatura infantil afro-brasileira. A oficina de capoeira para estudantes da rede será ministrada pela professora Jô Capoeira, a partir das 14h.

A programação será encerrada no dia 28, às 16h30, com o lançamento do livro “Bibliotecári@s Negr@s”, da qual a bibliotecária da rede Sandra Regina Fontes participa com um artigo. A obra é organizada por Franciele Garcêz da Silva e Graziela dos Santos Lima e traz um coletivo da presença negra no campo da Ciência da Informação.

Biblioteca para ler, ver e ouvir

“Biblioteca para ler, ver e ouvir” é um projeto que tem por objetivo explorar o espaço da biblioteca como potencial para vivências literárias e culturais em diferentes linguagens.

No mês de agosto, a semana temática foi sobre “Brincadeiras de teatro”, onde aconteceram exposições de elementos cênicos com potencial literário e de obras literárias disponíveis para empréstimos, além de brincadeiras cênicas com mediação para criação de histórias com estudantes da rede e oficina de teatro de sombras para bibliotecários e convidados.

De acordo com o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, todas as atividades visam desenvolver nos estudantes e profissionais o prazer pela leitura e a ampliação de repertório literário. “O projeto possibilita subsidiar o trabalho do professor com a disponibilização de acervo, materiais e atividades sobre os temas”, completa.

(Floripa News, 19/09/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *