Ranchos de pesca da Ponta do Leal são debatidos
11/07/2018
Ampliação da Via Expressa não prevê corredor para o BRT
11/07/2018

Meses após carnaval, carros alegóricos continuam na passarela do samba em Florianópolis

Cinco meses depois do desfile das escolas de samba de Florianópolis, carros alegóricos continuam na Passarela Nego Quiridu. Deixadas ao ar livre, as alegorias estão se deteriorando, e acumulando sucata e lixo.

Os representantes das escolas de samba dizem que não têm dinheiro para manter os carros guardados em barracões, por isso ficam na passarela.

“Cada escola paga R$ 8 mil por mês de galpão, aquele é o ambiente do samba, o que falta a gente discutir é a segurança dentro da passarela, a utilização da passarela e se nós passarmos o túnel, vamos ver ferro e uma série de materiais que foram usados para construção do túnel com segurança, gradeado. É isso que a gente quer”, disse o presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF) Fábio Botelho.

A área é aberta, qualquer pessoa tem acesso, e à noite moradores de rua têm dormido no local.

“Tem que sair de lá, porque ali na passarela do samba não pode ficar sujeira. Pode pegar bicho, mosquito de dengue. Isso dali era pra estar fora há muito tempo”, disse o marinheiro Emerson de Moraes.

Incêndio
Em março, um dos carros pegou fogo. As chamas, segundo os bombeiros, teriam sido provocadas por pessoas que frequentam a área.

Logo depois do incêndio, a prefeitura declarou que as escolas retirariam as alegorias e que as ferragens seriam guardadas debaixo da arquibancada da passarela. Mas, até agora, nada foi feito. Ainda tem muito pano, papel, plástico, materiais que podem pegar fogo facilmente. Muitos deles foram parar no mar.

Poder público
A prefeitura diz que as escolas devem se organizar desde já com espaços para colocar o material em 2019. Um serralheiro deve ser contratado para desmontar os carros que ficarão guardados embaixo da arquibancada.

Por enquanto, não há prazo para que isso ocorra. A prefeitura garantiu que a limpeza é feita pela Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap) e que todos os dias tem uma viatura da Guarda Municipal no local.

(G1SC, 10/07/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *