MPF quer suspensão da pesca artesanal de tainha
22/06/2018
Medidas de restrição em bares no entorno da UFSC serão estendidas para outros bairros
22/06/2018

Reitoria da Udesc tem todos os setores certificados com Selo Lixo Zero

Os 27 setores que compõem a Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberam o Selo Setor Lixo Zero. A certificação faz parte do processo de implantação do Udesc Sustentável e visa incentivar a adesão aos pré-requisitos necessários para reduzir a quantidade de resíduos descartados.

Para receber o selo, todos os setores da Reitoria eliminaram as lixeiras individuais e passaram a utilizar a estação destinada a coleta de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Além disso, assumiram o compromisso de separar e encaminhar os papéis recicláveis para o almoxarifado central da Udesc e eliminar o uso de copos descartáveis.

O coordenador da ação na Reitoria, o técnico Marcelo Cardoso, explica que a meta da Udesc é eliminar 90% dos resíduos sólidos gerados na universidade, “destinando-os para compostagem e/ou locais de reciclagem e contribuindo para gerar empregos e renda”.

De acordo com o coordenador geral do programa Lixo Zero na Udesc, Gustavo Kogure, os servidores são instruídos a repensar, reduzir e reutilizar materiais. “Orientamos os colegas a adotarem canecas, copos, pratos e talheres reutilizáveis ao invés dos descartáveis”.

Metas até 2022

Os pré-requisitos para ganhar o Selo Setor Lixo Zero estão de acordo com o protocolo da Rede de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, assinado em fevereiro.

O documento foi protagonizado pela Udesc, com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e do Instituto Lixo Zero, e estabelece as metas iniciais do programa em cada instituição de ensino até 2022.

A iniciativa surgiu durante a abertura da Semana Lixo Zero Udesc, em outubro de 2017, com a percepção da importância das instituições de ensino superior buscarem soluções sustentáveis reais para um mundo lixo zero.

(Udesc, 21/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *