Monografia dos marcos geodésicos disponíveis
04/06/2018
2º Congresso Catarinense de Saneamento debate soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades em SC
04/06/2018

PMF valoriza resíduos orgânicos com apoio federal

A Prefeitura Municipal de Florianópolis lança em seminário no dia 8 de junho de 2018 o projeto “Ampliação e Fortalecimento da Valorização de Resíduos Orgânicos no município de Florianópolis” que inclui, na prática, a segunda etapa do Minhoca na Cabeça com a distribuição de mais 500 kits de compostagem domiciliar. O seminário integrará a programação da Semana de Conscientização Ambiental de Florianópolis.

O projeto foi o segundo colocado nacional em edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente e viabilizado por acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental Caixa.  Servirá à implantação de sistemas de compostagem em escala individual, comunitária e institucional, com ações de sensibilização e capacitação da comunidade e monitoramento e apoio técnico.

Tem como finalidade ajudar o município a atingir a meta de desvio do aterro sanitário de 45% dos resíduos orgânicos gerados em Florianópolis, conforme estabelece o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

As inscrições são gratuitas, CLIQUE AQUI para acessar o link e ver realizadores e apoiadores do projeto.

8 de Junho de 2018, das 8h às 12h

Auditório do Jardim Botânico de Florianópolis
Rodovia Admar Gonzaga, 742-782 – Itacorubi, Florianópolis – SC, 88034-000

Público alvo: autoridades municipais, lideranças comunitárias, coletivos comunitários de agricultura urbana e compostagem, professores e serivdores de escolas públicas municipais, servidores dos centros de saúde municipais, técnicos das secretarias da PMF, participantes do Programa Municipal de Agricultura Urbana, instituições e empresas que atuam na gestão e tratamento de resíduos sólidos.

Colaboração: O seminário é resultado da cooperação entre Comcap, Floram, superintendências de Agricultura, Habitação e Saneamento e Comunicação, secretarias de Saúde e Educação com os parceiros Cepagro, Cooperativa Revolução dos Baldinhos, Horta Pedagógica e Comunitária do Pacuca, CCA/Ufsc e Sesc Cacupé.

Programação

8h – 8h30min – credenciamento

8h30min – 9h – abertura do evento

Composição da mesa oficial com os parceiros do projeto

Apresentação do FSA Caixa

9h – 9h20min – Apresentação técnica do projeto – Engenheira sanitarista Flávia Orofino – Departamento de Projetos e Procedimentos da Comcap

9h20min – 10h10min – Palestra Antônio Oswaldo Storel Júnior- Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Unicamp. Sobre os temas compostagem, sistema agroalimentar e segurança alimentar entre outros.

10h10min – 11h20min – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições parceiras:

-Secretaria Municipal de Educação

-Floram

-Comcap

-Secretaria Municipal de Saúde

-Secretaria Municipal de Infraestrutura

-Cepagro

-Ufsc

-Revolução dos Baldinhos

-Pacuca

11h20min – 12h – Parte Prática – Reconhecimento das diferentes técnicas de compostagem. 

Visitação aberta às cinco estações de compostagem e horta:

-Minhoca na Cabeça – Comcap

-Compostagem Domiciliar – Cepagro

-Compostagem Escolar e de Saúde – Modelo em tubos

-Compostagem Comunitária

-Compostagem Institucional (modelos) – Comcap, Floram e Ufsc

-Hortas sintrópica e medicinal – Pmau

-Roda de conversa com palestrante Antônio Storel

Durante o evento, estará aberta à visitação exposição sobre compostagem e agricultura urbana no espaço cultural Glauco Olinger.

OS PARTICIPANTES DEVEM LEVAR SUAS GARRAFAS OU CANECAS PARA EVITAR O USO DE COPOS DESCARTÁVEIS.

(PMF, 30/05/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *