198 desapropriações atrasam obra de acesso do novo terminal do aeroporto, em Florianópolis
27/06/2018
Instituto do Meio Ambiente de SC lança 11ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental
27/06/2018

Festa do Divino mobiliza comunidade do Pântano do Sul

Da Coluna de Carlos Damião (ND, 26/06/2018)

A comunidade do Pântano do Sul está mobilizada na realização da Festa do Divino Espirito Santo 2018,que encerra no próximo domingo (1/7); O evento religioso começou no domingo (24), com a procissão do Sagrado Coração de Jesus e as festividades seguem durante toda a semana com novenas, procissões, shows e atrações culturais.

Será entregue o Registro das Festas do Divino Espírito Santo do Município de Florianópolis, considerando Bem de Natureza do Patrimônio Imaterial ou Intangível do Município, no Livro de Celebrações. As festas são tradicionalmente realizadas nas comunidades do Centro, Trindade, Ribeirão da Ilha, Monte Verde, Prainha, Estreito, Rio Tavares, Pântano do Sul, Campeche, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho, Barra da Lagoa e Canasvieiras. Os municípios convidados são; Governados Celso Ramos, Bombinhas e Santo Amaro da Imperatriz além da comunidade do Bairro Enseada de Brito em Palhoça.

As festividades do Divino Espirito Santo já ocorreram em sete comunidades; Centro, Trindade, Ribeirão da ilha, Monte Verde, Prainha, Cachoeira do Rio Tavares e Estreito.

Nesta quarta-feira (27), às 20h, haverá novena na residência do Casal Imperial. Na quinta-feira (28), já no clima da festa de São Pedro (29), ocorre a procissão de São Pedro, a partir das 19h30, com saída da Capela dedicada ao santo. Na sexta (29), dia de São Pedro, haverá missa às 19h, seguida de jantar-dançante no salão paroquial. No sábado, (30), o cortejo sairá às 19h15 da residência do Casal Imperial. Depois, missa, show e atrações gastronômicas. No encerramento, domingo (1/7), o cortejo sairá às 9h da residência do Casal Imperial. Na sequência, missa, almoço e atrações culturais, culminando coma entrega da coroa ao Casal Imperial 2019.

O Casal Imperial deste ano é formado por Claiton dos Sanrtos e Fabiana Schroeder dos Santos.

Considerada a maior festa popular do Arquipélago de Açores esta herança cuiltural, em Florianópolis, faz parte da programação de comemoração aos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina.

Promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude através da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o evento recebe o apoio da Prefeitura desde 2010, com o objetivo de fortalecer as Festas do Divino nas comunidades.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *