Norte da Ilha tem maior demanda por vagas em escolas públicas de Florianópolis
08/03/2018
Florianópolis promove Corrida Chão da Cidade em comemoração aos 345 anos
08/03/2018

Mais dois meses para conclusão da Casa de Câmara e Cadeia

Da Coluna de Carlos Damião (ND, 07/03/2018)

A Prefeitura de Florianópolis pretendia inaugurar a reforma da Casa de Câmara e Cadeia no aniversário da cidade (23 de março), mesmo sem a conclusão das obras. Mas a ideia foi descartada: os trabalhos vão demorar mais 60 dias. A razão é muito simples: o Sesc Santa Catarina só assumirá a gestão do prédio e do Museu da Cidade quando estiver tudo pronto.A parceria com o Sesc foi assinada pelo prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) em 2015. Mas as obras pararam em maio de 2016, ainda durante a gestão de Cesar Júnior.  No fim daquele ano ocorreu o anúncio da retomada das obras e a promessa da inauguração para maio de 2017, o que não ocorreu. O atual prefeito, Gean Loureiro (PMDB), que assumiu em janeiro de 2017, determinou o reinício dos trabalhos, mas as atividades vêm se arrastando há pelo menos nove meses. Quem passa pelo entorno do prédio, construído no final do século 18, percebe movimentação periódica de operários.

HOMENAGEM

O futuro Museu da Cidade deverá receber o nome do ex-prefeito Sérgio Grando, que morreu em 31 de dezembro de 2016. Em sua gestão, Grando – único prefeito comunista a governar Florianópolis – valorizou a cultura e as iniciativas de preservação da memória local. O museu receberá todos os documentos históricos relevantes da capital catarinense, desde os primórdios da colonização portuguesa.

RESPONSABILIDADE

A reforma da Casa de Câmara e Cadeia tem valor estimado (histórico) em R$ 8,5 milhões, grande parte destinado pelo governo federal. A responsabilidade pela restauração é do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), já que a edificação é tombada. Foi sede da Câmara durante o Império, da prefeitura durante o período republicano e, novamente da Cãmara até a desativação completa das atividades há cerca de 20 anos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *