Mais um passo
29/03/2018
Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, passa por reforma após rede elétrica apresentar riscos
29/03/2018

Floripa Airport volta a fazer alerta e questiona sobre “plano B” para novo acesso

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 28/03/2018)

Superado o processo de concessão das licenças ambientais para a obra, agora a preocupação da Floripa Airport é com o cumprimento dos prazos do poder público para a execução do novo acesso ao Aeroporto Hercílio Luz. Em reunião nesta quarta-feira (28) com o governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e representantes do setor de infraestrutura do Estado, o CEO da concessionária, Tobias Markert, voltou a alertar sobre a possibilidade de atrasos. “Será que não é hora de começarmos a pensar num plano B? Preciso dizer que estamos preocupados com esses prazos”, afirmou, anunciando que pretende entregar o novo terminal, quatro vezes maior do que o atual, em 1º de agosto de 2019, antes do previsto inicialmente pela empresa.

Tobias refere-se ao trecho de 2,6 quilômetros que fazem parte de dois lotes orçados em R$ 108 milhões e ainda dependem de financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para o lançamento das ordens de serviço. Na semana passada, em evento conjunto da Prefeitura de Florianópolis e governo do Estado, a obra aparece com término previsto para julho de 2019, daqui a 16 meses.

O temor é que esse prazo não tenha condições de ser cumprido pelo poder público, que ainda precisa concluir o processo de desapropriações, e as obras atrasem muito. “Temos hoje em torno de 14 mil passageiros por dia, é o fluxo atual. Não há condições de adicionarmos mais 14 mil nesse trecho do jeito que ele está”, afirmou Tobias. O novo terminal poderá receber 8 milhões de passageiros por ano, 4,3 milhões a mais do que a capacidade atual. “É realmente uma grande pena se inauguramos o terminal sem esse trecho pronto”, complementou.

A Fiesc (Federação das Indústrias de SC) eo Comedes (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Sustentável da Grande Florianópolis) também vem discutindo o assunto e cobrando administração municipal e governo do Estado a respeito.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *