Novos ônibus com ar-condicionado e acessibilidade entram em operação no transporte coletivo de Floripa
19/03/2018
Florianópolis celebra 345 anos com entregas de obras e chegada de cruzeiro
19/03/2018

Bicicletas compartilhadas

As Frentes Parlamentares de Mobilidade Urbana e de Defesa dos Ciclistas em reunião nesta quinta-feira (16/03) debateu sobre a utilização de bicicletas compartilhadas, em Florianópolis. O encontro, presidido pelo vereador Maikon Costa (PSDB), ocorreu no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Em pauta, entre outros assuntos, foram debatidas soluções para o projeto Floribike, sistema para que os cidadãos possam usar bicicletas compartilhadas. A proposta que já vem sendo discutida desde 2009, porém, nunca foi colocada em prática, já lançou dois editais, um em 2012 e outro em 2014, que não obtiveram empresas e entidades interessadas em participar.

Para o vereador Maikon Costa (PSDB), o que era imposto nos editais era impraticável no sentido econômico. “O que não queremos é um novo edital vazio. Se trabalharmos na linha de que a exigência de investimento na estrutura cicloviária pode ser um problema para efetivar interessados, propor um tempo menor, como 5 anos renováveis por mais 5, pode ser o ideal.”

O diretor da região metropolitana do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Michel Mittmann, reforçou que o novo edital foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana e neste momento está em análise do setor de licitações da prefeitura.

A próxima reunião das Frentes será no dia 5 de abril e discutirá os avanços da lei 78/2001, que dispõe sobre o uso de bicicletas e o sistema cicloviário.

SAIBA MAIS

Em janeiro deste ano foram instaladas na Câmara as Frentes Parlamentares de Mobilidade Urbana e de Defesa dos Ciclistas. Ambas têm o propósito de acompanhar as políticas públicas de transporte urbano da Capital, monitorar a execução de planos e projetos e sugerir novas alternativas de modais de transporte.

As Frentes são presididas pelo vereador Maikon Costa (PSDB) e contam na sua composição com os parlamentares Marquito (PSOL), Afrânio (PSOL), Lela (PDT), Pedrão (PP) e Gabriel Meurer (PSB).

(CMF, 16/03/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *