UFSC inicia obras das Rotas Acessíveis
06/02/2018
Ponte Hercílio Luz recebe a primeira peça importada durante restauração, em Florianópolis
06/02/2018

Autoridade sem violência em abordagem a moradores de rua no Centro de Florianópolis

Da Coluna de Marcelo Fleury (NSC, 05/02/2018)

Uma ação social integrada entre diversos entes públicos mostrou ontem, em Florianópolis, que é possível fazer uma abordagem ao mesmo tempo humana e firme em relação à ocupação de espaços públicos por moradores de rua.

Antes de seguir, é necessário um breve resumo:

Quem transita pelo Centro da cidade percebe que nas imediações do Deinfra, na Rua Deodoro, cresce a cada dia o número de barracas e lonas enfileiradas, alcançando ruas contíguas e criando um território à margem da lei.

— Aqui a gente decide. Se o cara se droga demais, a gente não deixa ele ficar. A gente expulsa — disse-me ontem Christopher Nyaga, 21 anos.

Pessoas que vivem na rua são vulneráveis, têm necessidade de acolhimento e atendimento, porém também devem respeitar limites, como, por exemplo, não criar territórios fixos, com suas próprias regras. Feito o resumo, voltemos ao que houve.

Autoridade sem violência 2

Por volta das 6h, viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal fecharam as saídas dessa espécie de campo de refugiados ao inverso. Queriam evitar que alguém saísse sem ser identificado.

De pronto, entrou na área uma força-tarefa composta por assistentes sociais da prefeitura, funcionários da Secretaria de Saúde, peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP), membros do Conselho de Segurança do Centro (Conseg) e do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof).

A ação foi coordenada pelo Ministério Público Estadual, sob a liderança do promotor Daniel Paladino.

Autoridade sem violência 3

A todos, foi dada a oportunidade de ir para albergues ou receber assistência para tratamento contra dependência. Dos mais de cem, porém, só quatro aceitaram algum tipo de auxílio.

— A ação é social. Queremos mostrar a essas pessoas que há assistência e lugares adequados. Mas também não podemos aceitar que o espaço público seja tomado por lonas e barracas — disse o promotor Daniel Paladino.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *