Alunos da UFSC criam aplicativo de carona ‘Me leva’
08/11/2017
Por falta de repasse, barqueiros reduzem horários de transporte para a Costa da Lagoa
08/11/2017

Veículo leve sobre trilhos é um exemplo de transporte coletivo eficiente

Da Coluna de Moacir Pereira (DC, 08/11/2017)

A primeira vez que visitei Estrasburgo, em outubro de 1994, fazia a cobertura do Coral da UFSC em histórica turnê pela Europa. A capital da Alsácia contava com apenas uma linha de “tram”, o sistema de transporte coletivo com veículos leves sobre Trilho (VLT). Retornei há seis anos, ali permanecei por apenas algumas horas, mas registrando o surgimento de novas linhas. Hoje, já são seis, cortando Estrasburgo em todas as direções. São veículos elétricos modernos, limpos, silenciosos, confortáveis, com quatro unidades. Todas elas integradas à rede de ônibus. E conectada com a Gare Central, que conduz as cidades francesas e capitais da Europa.

Um show de qualidade de transporte coletivo. Sistema que funcionava há mais tempo e com mais eficiência, mais linhas e VLT com design arrojados e silenciosos em Praga, além de outras capitais.

Detalhe importante: este sistema, com trilhos no asfalto, convive com os carros particulares, os ciclistas e os pedestres. Para estimular seu uso, todas as linhas tem “parking” em pontos estratégicos.

Sonhar não custa nada. Mas se Florianópolis tivesse só duas linhas para testar este moderno sistema tiraria de circulação mais de 50% dos carros particulares que travam a mobilidade. Uma delas do Centro até a UFSC, e outra até o norte da Ilha.

Com um detalhe: o VLT quebra a cultura do carro. Classe média e rico não andam de ônibus. Mas usam o metrô, o trem e o VLT.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *