Clipping

Fatma anuncia parceria com Ibama para interligação de sistemas




A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) vai utilizar o Sistema Nacional de Controle e Origem Florestal (Sinaflor), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A parceria foi firmada nesta quinta-feira, 31, na sede da Fundação, em Florianópolis. Uma reunião técnica será realizada na segunda quinzena de setembro para alinhamento de informações para que o software seja interligado com o sistema de licenciamento da Fatma, o Sinfat. “Toda parceria é importante porque reforça ainda mais os cuidados com o meio ambiente e a integração entre órgãos ambientais, sem dúvidas, contribui para promover isso”, explica diretor Administrativo e Financeiro da Fatma, André Adriano Dick.

Atualmente, para emitir autorizações de transporte de material lenhoso, a Fundação utiliza o Sinfat e o Documento Florestal Brasileiro (DOF), nos quais estão inseridas informações sobre volumes autorizados, transportados e creditação de plantio de reposição. A interligação dos sistemas vai possibilitar a automatização do processo de lançamento das autorizações emitidas pela Fatma no banco de dados nacional por meio da utilização de um sistema único. “A parceria vai fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), vai dar mais transparência e o controle dos órgãos ambientais será ainda maior”, esclarece a superintendente do Ibama em Santa Catarina, Lucila Cláudia Lago Francisco.

O Sinaflor foi apresentado à Fatma pelo coordenador de Uso Sustentável de Recursos Florestais do Ibama, André Sócrates. Também participaram do encontro, a gerente de Licenciamento Agrícola Florestal da Fatma, Gabriela Brasil e técnicos do Ibama de Santa Catarina. A customização dos sistemas será feita nos próximos 90 dias por técnicos do setor de tecnologia dos dois órgãos. A interligação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre Fatma e Ibama e atende à Lei Federal 12.651/2012 que estabelece diretrizes gerais para proteção da vegetação nativa.

(Fatma, 01/09/2017)

Tags: , ,


Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.