Decreto do prefeito Gean formaliza Jardim Botânico de Florianópolis
25/09/2017
Abertas as inscrições para o ingresso na Escola Livre de Artes (ELA)
25/09/2017

Comissão Suprapartidária discute Carnaval de Florianópolis

O carnaval de Florianópolis em todos os seus formatos, seja de rua, de bairro, na passarela etc, foi debatido ontem (21/9) na Câmara da Capital. Por iniciativa do vereador Vanderlei Farias, o Lela (PDT), uma comissão que reúne parlamentares e representantes dos diversos segmentos que compõem o carnaval, iniciou a discussão sobre o assunto.

A comissão pretende avaliar o setor e formular uma proposta de planejamento a longo prazo. Esse foi o primeiro encontro de uma série de cinco previstos para serem realizados até fim do ano, que visam garantir a execução planejada do carnaval na cidade.

Para Lela, este primeiro momento serviu para identificar as diversas demandas apontadas pelas entidades responsáveis pela festividade. “Temos que enxergar o carnaval de uma maneira mais ampla, olhando desde a passarela até as ruas da cidade, buscando mais segurança e sustentabilidade”, afirmou.

O parlamentar enfatizou, ainda, a importância da união das culturas contemporânea e antiga. “Precisamos enriquecer a nossa cultura e tornar esta festa tão importante para o município em uma ferramenta de transformação, de oportunidade para todos e de consolidação das áreas urbanas da nossa cidade”, reforçou.

Segundo o diretor da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), Marcelo Sete Cordas, o momento é um marco histórico da cultura do carnaval de Florianópolis. “O carnaval sempre foi discutido de maneira unilateral em nosso município; agora estamos em um momento novo de diálogo com o Legislativo, em que podem ser desenvolvidas ações efetivas que garantam a preservação da cultura carnavalesca”, ressaltou.

CONTRA O TEMPO

O presidente da Liesf, Fábio Botelho, lembrou dos poucos dias que restam até o dia dos desfiles. “Faltam 142 dias para o carnaval de passarela e, se até o dia 15 do de janeiro nós não tivermos nenhuma sinalização de investimentos, não será possível realizar o evento”, alertou.

O vereador Jeferson Backer (PSDB), apontou os problemas constantes que dificultam a execução do carnaval na cidade. “Hoje de fato é um momento histórico, porém, preocupante. Não temos o edital do carnaval pronto, que tinha previsão de ser lançado na segunda. Precisamos entrar em contato com a prefeitura para dar encaminhamento o quanto antes e garantir o nosso carnaval”.

LEVANTAMENTO

Organizado pela Oficina Crítica de Carnaval de Florianópolis, uma dinâmica foi proposta a todas as entidades responsáveis pela festa na cidade. Foram entregues questionários que visavam identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do carnaval da capital. Com as respostas, os dados servirão de subsídio para um futuro seminário que será realizado na Câmara até fim do ano.

A reunião foi presidida por Lela e teve participação do vereador Jeferson Backer, de representantes da Liga das Escolas de Samba (Liesf), da Oficina Crítica de Carnaval da Capital, da Associação Cultura dos Diretores de Harmonia e Evolução de Santa Catarina (ACDHESC), da Associação das Velhas Guardas das Escolas de Samba de Florianópolis e representantes da sociedade civil.

(CMF, 22/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *