Violência na Beira-Mar provoca fim do projeto Sounds in da City
02/08/2017
Empreiteira do Deinfra faz operação tapa-buracos na SC-401
02/08/2017

Nove meses após destruição por vendaval, ginásio da maior escola de Florianópolis será reinaugurado

Quase nove meses depois do vendaval que devastou parte da Ilha de Santa Catarina, em dezembro de 2016, a maior escola de Florianópolis, a Professora Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, está prestes a reinaugurar seu ginásio de esportes. Com previsão de término neste final de semana, a obra começou apenas no mês passado, depois de superados os trâmites burocráticos para a liberação de recursos.

O vendaval, que chegou a ser classificado como ciclone, foi o principal causador dos danos na escola, mas outros dois eventos climáticos contribuíram para agravar ainda mais a situação. De acordo com o diretor William Marcos Paullin, em apenas uma madrugada de janeiro choveu o equivalente à média mensal, fato que, aliado a uma chuva de granizo pouco tempo depois, culminou com a destruição da cobertura do ginásio e o alambrado de proteção de uma quadra aberta.

— As aulas continuaram normalmente ao longo do ano, mas (a interdição do ginásio) atrapalhou a disciplina de Educação Física. Essas aulas não deixaram de ocorrer, mas foram prejudicadas porque os professores tiveram que usar a sala de aula e o pátio — disse William.

Na escola Professora Herondina Medeiros Zeferino estudam 1.450 crianças e adolescentes nos períodos matutinos e vespertinos, além de cerca de 200 alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno. Agora, a expectativa é de que possam reinaugurar o ginásio durante a Feira Municipal de Ciências e Matemática, que acontece na próxima segunda-feira, 7.

— Os alunos estavam me cobrando semanalmente. Agora que viram o andamento das obras, estão todos felizes. Logo logo poderão voltar a utilizar o ginásio — comentou o diretor da escola.

A obra demorou para ser iniciada porque, como a prefeitura municipal de Florianópolis solicitou recursos junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, já que os estragos foram causados por evento climático, foi necessário esperar a liberação dos valores e o processo licitatório para a contratação da empresa que faria a reforma. A obra teve custo de R$ 84,9 mil.

Esta não é a primeira vez que a Escola Professora Herondina Medeiros Zeferino passa por problemas estruturais. Em agosto do ano passado, a Hora noticiou o alagamento da área central do colégio, inclusive de uma sala de aula do 2º ano do ensino fundamental.

A escola passou por melhorias e recebeu uma nova cobertura, mas, segundo funcionários, ainda sofre com goteiras em dias de muita chuva, dependendo da direção do vento. Em fevereiro deste ano, os laboratórios da unidade também foram alagados e as infiltrações chegaram a descascar a tinta da parede. Também houve problemas com a rede hidráulica da escola. De acordo com o diretor da unidade, todos os problemas já foram solucionados.

(Hora de Santa Catarina, 01/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *