Santa Catarina proíbe uso de animais em espetáculos de circo
18/01/2017
Aditivo encarece em R$ 11,2 milhões a reforma da ponte Hercílio Luz
18/01/2017

Alto nível de poluição no rio Papaquara preocupa moradores de Canasvieiras, na Capital

Quem passa pelo rio Papaquara, maior afluente do rio Ratones, em Canasvieiras, sente o cheiro de esgoto e vê a água totalmente preta correr no local. Depois de toda a repercussão da poluição do rio do Brás, agora o Papaquara, que também é ligado ao rio da Palha, é preocupação dos moradores do Norte da Ilha. “Quando a gente sai pra caminhar aqui, vê dejetos boiando. É lamentável essa situação, meu avô pegava robalo nesse rio, a água era limpa”, lamenta o morador do bairro Jean Luis Duarte, 25 anos.

Por iniciativa de moradores da região e do movimento SOS Rio do Brás, o superintendente regional da Casan, Lucas Arruda, esteve na tarde desta terça-feira (17) no local para verificar a situação. De acordo com Eduardo Sardá, do SOS Rio do Brás, como a região do rio Papaquara não tem rede de esgoto, todos os dejetos são despejados diretamente no rio.

Para o jornalista Edson Rosa, morador da região, todo esse esgoto vai direto para a reserva de Carijós, sob cuidados do ICMBio. “A questão é muito grave, aqui é uma bacia muito frágil e pequena. O que falta é a Casan ampliar a rede de esgoto para o Norte da Ilha e fiscalizar”, afirma.

O superintendente da Casan diz que, a curto prazo, não haverá rede coletora de esgoto para a região e que devem ser pensadas soluções a curto prazo para amenizar a situação. Segundo Arruda, hoje tudo que é drenado em Canasvieiras chega ao rio Papaquara.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Florianópolis, 17/01/2017.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *