Acordo afasta risco de suspensão da tarifa social
17/08/2016
SED e BRF firmam convênio para programa de educação alimentar nas escolas
17/08/2016

Setur participa do projeto ‘Turismo em Diálogo’

Representantes do poder público e privado, além de integrantes dos segmentos do turismo nacional e de entidades do setor como a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), participaram no último sábado do projeto ‘Turismo em Diálogo’, na Casa Brasil, no Rio de Janeiro.

A iniciativa, que faz parte de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae Nacional, contou com a participação da secretária de Turismo, Zena Becker, que representou Florianópolis durante o encontro.

Esse evento foi o primeiro passo para outros encontros regionais que serão realizados ainda no segundo semestre de 2016. Dentre os temas que serão debatidos estão: a revisão da metodologia do Índice de Competitividade do Turismo, a eficácia do instrumento, assim como formas de atuar com os 65 destinos indutores. Além disso, o MTur pretende colher subsídios para a atualização do Plano Nacional de Turismo. O objetivo é fortalecer a governança e os pequenos negócios de turismo.

“Esse é um espaço fundamental para que possamos discutir a melhor forma de apresentar aos turistas brasileiros e estrangeiros toda a diversidade e riqueza do Brasil”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

Sustentabilidade

Um dos assuntos abordados por André Coelho, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), palestrante do dia, foi a importância da adoção de medidas de sustentabilidade para ampliar a competitividade no segmento. “O turismo precisa necessariamente mergulhar nessa questão e entender que para ser competitivo do ponto de vista econômico é importante também ser sustentável”, reforça.

Para estimular a preservação desses atrativos, o Ministério do Turismo é parceiro institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) na campanha ‘Passaporte Verde’, juntamente com os ministérios do Esporte e do Meio Ambiente. Por meio da campanha, as organizações participantes apresentam formas simples para que os viajantes tornem o turismo uma atividade sustentável, que respeita o meio ambiente e a cultura ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades receptoras.

(Prefeitura de Florianópolis, 16/08/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *