Oficina distrital do Plano Diretor é adiada
15/08/2016
Começa a substituição das peças que compõem o vão central da ponte Hercílio Luz
15/08/2016

Entidades promovem “Privada Parade” no parque de Coqueiros no domingo

Cansados da morosidade e da inércia dos órgãos de fiscalização e controle do saneamento de Florianópolis, seis entidades (Amaba, Amba, Ampims, Pró-Coqueiros, Bloco da Bernunça e Viva Coqueiros) programaram para domingo (14) a “Privada Parade”, a partir das 9h, no Parque de Coqueiros. Sete sanitários serão pintados por artistas e, futuramente, serão colocados em vários pontos de Florianópolis onde as praias estão poluídas.

A manifestação começou na manhã desta sexta-feira (12), na praia do Meio, quando moradores e empresários colocaram faixas e um bacio dentro do mar. Com os dizeres: “Praia não é latrina e Mar não é esgoto”, a sociedade reclamou da falta de ações para recuperar um dos locais mais belos do Continente. Nas décadas de 1970 e 1980, as praias de Coqueiros eram as mais disputadas de Florianópolis e, atualmente, estão impróprias para o banho há mais de duas décadas.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Coqueiros, Rodrigo Pelagio Alves Ferreira, o objetivo foi gerar a curiosidade nas pessoas. “Nosso mar sofre com o esgoto sanitário há anos e a Casan inverte a situação alegando que a culpa é do usuário do sistema por meio das ligações irregulares. A verdade é de que o serviço de esgoto é cobrado também desse cidadão e a fiscalização é inoperante. Em virtude disso faremos a ‘Privada Parade’ neste domingo, com a distribuição de panfletos e pintura de sanitários”, explica.

O movimento pede a implementação de novas tecnologias e a modernização na rede coletora de esgoto. A urgente instalação de redes dimensionadas para suportar a demanda sem a necessidade de extravasores, além do fim dos vazamentos e das ligações irregulares. Aumento na fiscalização e construções de mais Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Nota oficial da Casan

“Com relação à região de Coqueiros, a Casan informa que conta com rede de coleta de esgotos instalada desde a década de 80 e que ações de fiscalização e manutenção são periódicas. Atualmente, o Programa Floripa Se Liga na Rede tem como novo foco de atuação o Balneário Estreito, mantendo paralelamente o acompanhamento dos balneários já vistoriados para que as adequações necessárias sejam realizadas.

Novas áreas deverão ser incluídas no programa, e a reivindicação dos moradores de Coqueiros é considerada justa e será avaliada. Reiteramos, entretanto, que demandas pontuais de ocorrências de despejo de esgotos nas galerias pluviais têm sido atendidas e corrigidas periodicamente. É importante lembrar que o planejamento da Companhia prevê investimentos significativos em todas as regiões de Florianópolis, para elevação do índice de coleta e tratamento de esgotos, com previsão de que todas as unidades de tratamento sejam construídas ou adequadas para tratamento terciário, considerado o mais completo.”

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Online, 12/08/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *