Programa catarinense de energias limpas apresenta primeiros resultados
06/07/2016
Esperado há 20 anos, trapiche do João Paulo e Saco Grande não tem previsão para sair do papel
07/07/2016

Deputados denunciam a precariedade dos aeroportos em Santa Catarina

Os parlamentares denunciaram a precariedade dos aeroportos catarinenses durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (6) da Assembleia Legislativa. “O estado tem a melhor rede de aeroportos do país distribuídos geograficamente, mas o aeroporto de Chapecó não conta nem com o sistema ILS (para pouso por instrumentos), se tivesse muitos dos vôos não teriam sido cancelados”, afirmou Valdir Cobalchini (PMDB), que alertou para insegurança gerada pela falta desses equipamentos. “Nossos aeroportos são acanhados e sem uso adequado”, advertiu o deputado, que fez um apelo ao governo federal para reverter a situação.

Maurício Eskudlark (PR) avaliou que o assunto é delicado. “O governo federal tem dificuldade até para investir no aeroporto de Chapecó”, destacou Eskudlark. Luciane Carminatti (PT) lembrou que o aeroporto de Chapecó foi o que mais cresceu em volume de passageiros no interior do país. “As viagens aéreas não são apenas para turismo, mas para negócios e trabalho”, argumentou a deputada.

Julio Ronconi (PSB) criticou o aeroporto da capital. “É muito precário”. Já o deputado Leonel Pavan (PSDB) voltou as baterias para o aeroporto de Navegantes. “Quando uma aeronave prepara-se para pousar a aeromoça fala ‘aeroporto internacional de Navegantes’, é uma vergonha”, classificou o ex-governador.

Altair Silva

O deputado Altair Silva (PP), de Chapecó, assumiu uma cadeira no Legislativo nesta quarta-feira. Ele substitui Silvio Dreveck (PP), que pediu licença por 60 dias. Altair agradeceu a “gente do Oeste” e lembrou sua ligação com as cidades de Major Gercino e São João Batista, no Vale do Rio Tijucas. “A missão do parlamento é encontrar as soluções para o desafio que enfrentamos”, avaliou Altair, que ressaltou a urgência da reforma política. “Surgem cada dia mais partidos, temos um governo fraco e uma oposição inconsistente”, analisou o político, que sugeriu a extinção das coligações proporcionais.

O deputado também alertou que a crise chegou no Oeste. “Há desemprego e queda na renda”, garantiu Altair, que responsabilizou a alta do dólar e a venda antecipada doa produção de milho pelo aumento do custo de produção, principalmente dos suínos. “Em Lindóia do Sul o frigorífico fechou, em Abelardo Luz deu férias coletivas, outros estão com turnos reduzidos, a receita está caindo”, descreveu Altair.

Cesar Valduga (PCdoB), que também é de Chapecó, saudou o colega. “O povo ganha com seu trabalho, dedicação, energia e sentimento público, fortalecendo cada vez mais a república do Oeste”, declarou Valduga. Valmir Comin (PP) deu as boas vindas e ressaltou o penteado do novo colega, creditando o elogio ao ex-presidente da Casa, Otávio Gilson dos Santos, que estava nas galerias: “beca impecável e cabelinho bonito, bem penteado! Nós do Sul aplaudimos sua posse”, afirmou Comin.

(Agência ALESC, 06/07/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *