Florianópolis é a quinta cidade que mais recebe eventos internacionais do país
19/05/2016
Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América, diz OMS
20/05/2016

Palácio Cruz e Sousa: portas gratuitamente abertas para o passado

O Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, sede do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), abriu suas portas para comemorar a Semana Nacional dos Museus, este ano celebrada de 16 a 22 de maio. Nesta semana a entrada é franca, assim como a viagem ao passado. “Este ano o tema é ‘paisagem cultural’, a ideia é trazer para a sede aspectos culturais da cidade”, declarou Renilton Assis, museólogo e um dos responsáveis técnicos do MHSC, em entrevista à Agência AL na tarde desta quinta-feira (19).

Apesar de recentemente ter abrigado uma exposição do pintor Martinho de Haro e uma coleção de peças de renda de bilro, nesta edição da semana dos museus o MHSC expõe somente parte do seu acervo, além de objetos e mobiliários que pertenceram ao antigo Palácio Rosado e a alguns ilustres moradores. Entre os objetos, destaque para a primeira lâmpada acesa na Capital, bem como o lustre em que foi fixada, ambos pertencentes ao ex-governador Gustavo Richard.

O museu também exibe uma tela gigante retratando o “extermínio da família de Dias Velho”, fundador de Desterro. As cenas trágicas aparecem suavizadas na pintura de 1927, de Dakir Parreiras. Também está acessível o retrato de Cruz e Sousa, de Willy Zumblick.

Homenagem ao poeta

Assim que o visitante entra no museu depara-se, à direita, com a sala Cruz e Sousa. Nela está depositada a urna com os restos mortais do maior simbolista do Brasil e expostas algumas obras do “orfeu negro”, como a primeira edição de Evocações. As paredes contêm afiches que contam a história do palácio e do patrono.

Histórias de fantasmas

Assim como outros museus espalhados pelo planeta, o Palácio Cruz e Sousa também tem histórias de fantasmas. Segundo Veronice Nogueira, monitora do MHSC, é comum os visitantes relatarem visões de fantasmas nas salas majestosas da antiga sede do governo barriga-verde. “Tem uma noiva de branco que caminha do salão nobre até o gabinete de despachos e uma senhora de vermelho que não deixou uma monitora passar pela sala de jantar”, contou Veronice, que pessoalmente jamais viu fantasmas no Palácio Cruz e Sousa.

Horário de visitas

O MHSC está aberto de terça à sexta-feira das 10 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas. Nas segundas feiras o museu não abre, é dia de limpeza e manutenção. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (48) 3665-6363, de terça à sexta-feira, das 13 às 19 horas.

(Agência ALESC, 19/05/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *