Clipping

Central do trânsito começará a funcionar na terça-feira em Florianópolis




A Prefeitura inaugura na próxima terça-feira (24) a primeira Central de Monitoramento de Trânsito de Florianópolis. O novo sistema informatizado contará com informações em tempo real do trânsito da cidade, que serão controladas por 20 profissionais, ininterruptamente.

Desde janeiro, foram instalados 134 sistemas de controle espalhados em áreas estratégicas pela cidade. Esses softwares são capazes de supervisionar, automaticamente, os 630 semáforos existentes em Florianópolis. Os sistemas ficam dentro de caixas no solo, não sendo percebidas pelos motoristas.

Com o serviço, é possível definir as prioridades de trânsito para as vias de maior fluxo em Florianópolis, em determinados horários, e com perfeita sincronização. Por exemplo, em um dia de sol, os semáforos poderão ser programados para que o trânsito em direção às praias flua com mais rapidez ou, em caso de chuva, facilite o fluxo em direção aos shoppings.

A empresa responsável pelo serviço é a Dataprom, que venceu a licitação e instalou os sistemas de controle se baseando em cidades que já utilizam o procedimento, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

A inauguração será realizada pelo prefeito Cesar Souza Junior, às 10h desta terça-feira, com o acionamento remoto dos semáforos do cruzamento da SC-403 com a rua Três Marias, no Ingleses. O investimento total do serviço, segundo a Prefeitura, foi de R$ 5,5 milhões.

Entenda o sistema

As imagens desses 134 sistemas serão enviadas na Central, que será instalada em uma sala na rua Deodoro. De lá, os controladores conseguirão visualizar as imagens em seis telas de LED, com informações em tempo real sobre o trânsito, de todos os semáforos. Com apenas um clique, os agentes podem alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.

Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal, relatando problemas ou filas fora do comum. Aliás, nessa mesma sala onde funcionará a Central, também será o monitoramento da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 22/05/2016



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.