PMF lança no Sul da Ilha plano de pavimentação
16/02/2016
Entrevista: “Morre muita gente pela falta de saneamento”, afirma engenheiro catarinense
16/02/2016

Relatório da Fatma aponta melhora da balneabilidade em praias de SC

A redução do volume de chuva e a diminuição do movimento de turistas repercutiram na balneabilidade das praias catarinenses. De acordo com o último relatório da Fatma, divulgado nesta segunda-feira (15), com amostras coletadas entre os dias 10 e 12, dos 211 postos de coleta, 141 estão próprios para o banho. São 18 a mais do que no último relatório. “A chuva, mesmo moderada, e a alta densidade demográfica da temporada pioram os índices de balneabilidade”, declarou Marlon Daniel Dias, responsável-técnico pelos exames de balneabilidade da Fatma.

Quando chove, a falta de macro e micro drenagens agrava o problema. “Nossas cidades não têm sistemas de drenagem, a fiscalização das ligações clandestinas é falha e quando tem rede coletora está sempre puxando água da chuva”, lamentou Marlon.

O responsável pelo exame de balneabilidade das praias sugeriu que turistas e moradores locais evitem a foz dos rios e áreas próximos às tubulações de esgoto ou de águas pluviais, principalmente depois da chuva. Também sugeriu verificar no site da Fatma a situação atual da praia. “Tem um aplicativo que dá essa informação, se não quiser baixar, veja no site, lá você pode conferir o histórico do local”, ponderou Marlon.

Relatórios semanais

O relatório de balneabilidade da Fatma é divulgado semanalmente durante os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Nos meses restantes, o relatório é mensal. São avaliados 211 pontos. De Itapoá, no extremo Norte, até Palhoça, o exame é feito no laboratório da Fatma, na SC-401, em Florianópolis. Já de Garopaba a Passo de Torres as amostras são analisadas nos laboratórios da Unisul, em Tubarão, e da Unesc, em Criciúma.

As amostras são coletadas, mantidas em temperatura controlada dentro de um isopor e no máximo em 16 horas precisam chegar aos laboratórios. “Não trabalhamos com tempos maiores”, explicou Marlon. Assim que chegam, as amostras são diluídas em uma solução. “Para avolumar”, ensinou. Em seguida, uma porção é inserida em uma cartela, que depois de selada, permanecerá 18 horas em uma incubadora. “A observação da amostra pode ser direta ou com auxílio de luz UV”, descreveu o técnico.

Quando uma praia está imprópria para banho?

A Fatma declara imprópria para o banho quando o resultado do exame de balneabilidade indicar a presença Escherichia Coli superior a 2.000 por 100 mililitros. Também será considerado impróprio o ponto de coleta que apresentar, em duas de cinco amostras coletadas nas últimas cinco semanas, índices superiores a 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.

(Agência ALESC, 15/02/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *