Prefeito sanciona Lei que reconhece as atividades dos Food Trucks na Capital
14/01/2016
Floram faz vistoria no parque da Lagoinha do Leste
15/01/2016

Jovens de baixa renda de Florianópolis iniciam curso gratuito de manutenção e montagem de computadores

Jovens entre 15 e 24 anos, em situação de risco da Capital, participam a partir dessa segunda-feira (11) do curso de manutenção e montagem de computadores no bairro Jardim Atlântico. Ao todo, 14 estudantes formam a primeira turma do Projeto Fênix, de iniciativa do Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI), com o patrocínio da Fundação Telefônica VIVO. A proposta das duas entidades é capacitar 100 jovens em vulnerabilidade social até o final do ano.

O curso gratuito é oferecido para jovens que tenham ensino fundamental completo ou em fase de finalização. Mais duas turmas iniciam o Projeto até fevereiro, uma no Morro das Pedras e outra na Cachoeira do Bom Jesus. O workshop tem duração de 80 horas, sendo 4h por dia, e ocorre de segunda a sexta-feira. As aulas são compostas por três módulos: o Básico, para aprender a identificar componentes e a limpar o computador; o Intermediário, para diagnosticar defeitos; e o Avançado, que inclui uma formação em cidadania e ética.

O Projeto Fênix já capacitou 350 novos técnicos em manutenção e montagem de computadores, moradores de regiões carentes de Florianópolis, nos cinco anos de atuação. “É uma oportunidade de formação profissional para esses jovens se inserirem no mercado de trabalho”, comenta Heitor Blum S. Thiago, presidente da ONG.

A parceria entre o CDI e a Fundação Telefônica VIVO iniciou no mês de outubro do ano passado, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FloriCriança). Os estudantes contemplados ainda recebem vale-transporte para participar do curso. Os jovens interessados podem se inscrever na página do Projeto Fênix, no site do CDI: http://www.cdisc.org.br/projeto-fenix.

Sobre o CDI

A ONG Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma iniciativa brasileira que nasceu na comunidade do Morro Dona Marta, no Botafogo, no Rio de Janeiro, e já mudou a realidade de 1,8 milhão de pessoas em 12 países e um total de 780 espaços de informática e cidadania, os CDI Comunidade. Há 18 anos, o CDI usa a tecnologia como ferramenta para enfrentar a pobreza e estimular o empreendedorismo e a cidadania. Sua missão é transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação.

(Por Dialetto, 14/01/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *