Prefeitura amplia área de banhistas e restringe estacionamento na praia do Pântano do Sul
17/12/2015
Cruzeiros
17/12/2015

Prefeitura de Florianópolis arma estratégia para reduzir congestionamentos no verão

Se garantir fluidez no trânsito é algo difícil na temporada de verão em Florianópolis, a meta da prefeitura é pelo menos minimizar o caos. A Capital terá duas semanas de trégua nas obras de mobilidade. Desta sexta-feira ao dia 4 de janeiro, servidores municipais e funcionários das empresas responsáveis pela execução das obras entram em recesso. Com a projeção de aumento de 30% no número de visitantes na Ilha nos próximos três meses, a prefeitura tenta garantir, minimamente, o fluxo de veículos que já alcança 190 mil por dia – quantidade média de carros que passam pelas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles.

No Norte da Ilha, moradores e visitantes terão um alívio no trânsito com duas obras concluídas para o verão. O elevado de Canasvieiras e a duplicação da SC-403 prometem desafogar o trânsito na região.

Segundo o secretário de Obras do município, Rafael Hahne, o governo também implantará seis semáforos nos Ingleses ainda em janeiro para melhorar o tráfego. “O Norte ganha um fôlego com as obras. O trânsito está muito melhor na região este ano”, disse.

No Sul o elevado do Rio Tavares só será concluído em novembro do ano que vem. A prefeitura fará um desvio para assegurar a execução do trabalho na temporada, buscando reduzir o impacto no trânsito.

A partir do dia 4 de janeiro, depois do recesso em que a obra ficará totalmente paralisada, a prefeitura fará uma reunião com a Polícia Rodoviária Militar para criar um desvio permanente até o final da obra.

O desvio será uma pista adicional para os motoristas que seguem da Lagoa da Conceição em direção ao Centro pela SC-405, com bloqueio para o Sul da Ilha.

Com isso, os veículos que saem da Lagoa, além de uma pista direta para o Centro, terão que entrar antes da SC-405 se desejarem seguir ao Campeche, Ribeirão da Ilha, Caieira, Morro das Pedras, Armação e Pântano do Sul.

Os detalhes e a sinalização dos novos caminhos, porém, ainda não foram definidos, o que deve ocorrer em janeiro. “O desvio diminuirá o gargalo no trevo e permitirá que a obra continue sem transtornos, com a execução dos pilares do elevado”, adiantou o secretário.

Prefeitura testará obras nas Rendeiras

Outras duas obras no Leste da Ilha também entram no recesso de fim de ano e na pauta da temporada. Uma delas é a revitalização da avenida das Rendeiras, principal via da Lagoa da Conceição e acesso às praias Mole, Joaquina e Barra da Lagoa.

Segundo o secretário Rafael Hahne, a obra será paralisada desta sexta-feira a 4 de janeiro. A retomada, no entanto, dependerá do fluxo de veículos no local.

“A partir de janeiro faremos um teste no local para verificarmos se poderemos manter as obras em andamento, sem prejudicar o fluxo. Caso for difícil de executar, podemos interromper até o fim da temporada”, explicou Hahne.

“Pretendemos executar apenas obras de passeio e drenagem, o que teoricamente não complica o trânsito. A retirada da pista e colocação da nova será feita só depois do Carnaval”, completou.

A outra obra é do governo do Estado, na Barra da Lagoa. É a construção da ponte de 50 metros de extensão e seis de altura, com duas pistas.

Segundo o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), a obra será paralisada na temporada [desta sexta-feira a 24 de fevereiro], a pedido dos moradores que temiam transtornos aos visitantes. Ainda falta executar 40% da nova estrutura.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 15/12/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *