Centro de Eventos de Canasvieiras já tem data de inauguração
20/11/2015
Crescimento do número de eventos faz setor afastar efeito da sazonalidade no turismo de SC
20/11/2015

Turismo de eventos aumenta a ocupação de hotéis em Santa Catarina

Típico das décadas de 1980 e 1990, quando o turismo ainda engatinhava em Santa Catarina, o cenário de hotéis vazios e fechados fora da temporada de verão torna-se menos comum no litoral do Estado. Para escapar da sazonalidade, a indústria hoteleira tem investido no turismo de eventos e os resultados estão aparecendo. Exemplo disso é o maior complexo hoteleiro da Capital: no Costão do Santinho, a taxa de ocupação ficou em 100% nos fins de semana entre maio e setembro, auge do inverno no Sul do país.

O diretor comercial do resort, Rubens Régis credita o aumento de 10% no número de hóspedes em relação a 2014 aos eventos, tanto temáticos quanto corporativos. No período, o complexo sediou 122 reuniões – de congressos a encontros empresariais.

– Esses eventos temáticos geram movimento, independente da condição do tempo. Precisamos estar sempre em busca de inovação para quebrar esse paradigma do turismo sazonal – diz Régis.

Em setembro, mesmo em ano de crise financeira, o faturamento do Costão do Santinho ficou acima do registrado em janeiro, mês considerado o mais lucrativo para os hoteleiros do litoral.

– Claro que em janeiro ainda havia um reflexo negativo do câmbio (que estava valorizado), com muitos brasileiros fora do país. Mas os eventos foram importantes para esse número – afirma o diretor.

Inauguração gera expectativa

Prevista para o mês de novembro após muitos atrasos, a inauguração do Centro de Eventos de Canasvieiras (que terá o nome do ex-governador Luiz Henrique da Silveira) é aguardada com expectativa pelo setor. Segundo Floriani, o espaço será um marco para a região Norte da Ilha:

— Vai ser uma coisa fantástica. A atração de eventos para aquela região vai acabar com a sazonalidade de muitos hotéis no Norte da Ilha, que acabavam ficando vazios ou fechavam no meio do ano.

De acordo com o secretário estadual de Planejamento, Murilo Flores, os atrasos ocorreram em razão de melhorias nas redes da Casan e também para adequar o projeto aos pedidos do trade turístico da cidade.

— Para o Norte da Ilha, vai ser uma história antes e outras depois da inauguração. E o espaço já vai ser inaugurado em sua plenitude. Estamos preparando um grande evento e já há uma agenda de eventos para toda a temporada de verão — diz Flores, salientando que o espaço poderá receber de 5 mil a 6 mil pessoas ao mesmo tempo.

Redução do imposto

Para a prefeitura, um ponto importante que ajuda na captação de eventos nacionais e internacionais para a cidade é a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS). Enquanto a maioria das cidades brasileiras cobra taxa de 5%, desde janeiro do ano passado este valor foi reduzido para 2% na Capital.

“Florianópolis está mais competitiva. A taxa alta era um dos principais entraves na captação de feiras e congressos, em comparação a outras cidades consideradas concorrentes”, afirma a Secretaria de Turismo (Setur) da Capital, em nota.

( Diário Catarinense, 19/11/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *