Turismo: Florianópolis está entre maiores cidades
27/10/2015
A dois meses do verão, obras afetam acesso a praias de Florianópolis
27/10/2015

CDL apresenta projeto de revitalização das ruas Conselheiro Mafra e Jerônimo Coelho

Com a restauração do Mercado Público finalizada em julho deste ano, uma série de outras iniciativas deve ajudar a revitalizar o Centro Histórico da Capital. Na noite desta segunda-feira (26) a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Florianópolis apresentou a empresários o projeto “Requalificação dos espaços comerciais do centro histórico”, que revitalizará as ruas Conselheiro Mafra e Jerônimo Coelho. Ainda sem data de previsão para começar as obras, a ideia é priorizar as pessoas em um ambiente de convivência agradável, padronizado e com acessibilidade para deficientes.

Para qualificar as duas ruas, o objetivo é melhorar o mobiliário urbano, calçadas e iluminação, padronizar as fachadas dos comércios, diminuir a fiação e cabos telefônicos dos postes e tornar o ambiente mais limpo.

“Queremos trazer vida para o Centro e tornar a região mais agradável para as pessoas circularem. A proposta é que não sejam ambientes só de passagem, mas também de convivência”, explica Rafael Salin José, integrante do Núcleo do Centro Histórico da CDL.

Diferente do que aconteceu na rua Vidal Ramos, em que a passagem de carros foi reduzida e criou-se um shopping a céu aberto, nas ruas Jerônimo Coelho e Conselheiro Mafra é proibida a circulação de veículos.

“A proposta é criar atrativos para resgatar a cultura de viver o Centro da cidade”, diz o presidente da CDL, Marco dos Santos.

O projeto foi idealizado pelos arquitetos André Fornari, Bernardo Mesquita e Lucas Dias. Na sequência, deverá ser apresentado à prefeitura para ser executado.

“Estamos fazendo agora a captação de recursos com os empresários da região, e também teremos uma contrapartida do Sebrae para o projeto”, explica Santos.

Com foco em revitalizar o Centro e dar prioridade aos pedestres, outros projetos estão em andamento. Em discussão, por exemplo, estão projetos de requalificação das ruas Bocaiúva e João Pinto, e também o Centro Sapiens, uma proposta de incentivar o setor de economia criativa na parte leste do Centro com isenção de IPTU para novas empresas e instalação de cabeamento subterrâneo.

Benefícios ao comércio

Os comerciantes da região central aguardam com expectativa pela revitalização das ruas. Há 47 anos trabalhando em um comércio de cama, mesa e banho na rua Jerônimo Coelho, Léo Ekke Moukarzel acredita que a iniciativa trará benefícios para os comerciantes e para quem frequenta o Centro.

“Será bom, pois a gente quer o público sempre por perto. Uma reforma completa das ruas é fundamental para atrair mais as pessoas ao Centro”, diz.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 26/10/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *