Vereadores e população debatem obra em terreno próximo ao rio Córrego Grande
11/09/2015
Proposta da American Brigde para reforma da ponte Hercílio Luz esbarra na alta do dólar
11/09/2015

Publicado edital de duplicação da Edu Vieira

A Prefeitura de Florianópolis publicou nesta quarta-feira (9), à página 21 do Diário Oficial, o edital de licitação para o início das obras de duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira. A obra faz parte do primeiro trecho do Anel Viário do Centro, que contará com corredor exclusivo para ônibus. As empresas interessadas devem entregar os envelopes com as propostas até o dia 13 de outubro, às 14 horas, na Secretaria de Administração. O edital – disponível para download ao final do texto – deveria ter sido publicado há uma semana, mas, por questões de ajustes técnicos, a publicação só foi possível nesta quinta.

O projeto executivo foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e a expectativa é assinar a ordem de serviço dentro de 60 dias. A aprovação era o que faltava para o edital ser publicado. Na licitação será permitida a participação de empresas associadas em consórcio e o prazo para execução do contrato é de 36 meses.

Conforme o edital, o valor total de investimento é de aproximadamente R$ 37 milhões. Obra aguardada há mais de 25 anos, a tão esperada duplicação da rua Deputado Edu Vieira, que compreende uma extensão de 1,9 km (do início do Córrego Grande até o Armazém Vieira), vai contar, além de corredor de ônibus exclusivo, com ciclovias e calçadas amplas.

É também neste trecho da Antônio Edu Vieira que será construído (nas proximidades da Eletrosul) o primeiro elevado para tráfego somente de ônibus. Ele terá 7 metros de largura e duas pistas para o transporte coletivo.

“É um momento histórico. É a maior intervenção já feita na história do sistema viário, privilegiando o transporte coletivo de Florianópolis. A cidade não tinha um metro sequer de faixa exclusiva para ônibus; agora, vai ter um anel viário com um total de 17 quilômetros. O anel é nossa absoluta prioridade em termos de obras, e o início da duplicação da Antônio Edu Vieira é uma parte muito importante dessa intervenção. Estamos concentrando toda nossa energia nesse projeto”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

A obra compreende o pacote de 7,4 quilômetros de extensão que começa nas proximidades da rua João Pio Duarte Silva (entrada do bairro Córrego Grande) e vai até a avenida Paulo Fontes (no Ticen), formando o Anel Viário do Centro

Negociações com a UFSC e Eletrosul

Paralelamente à publicação do edital e ao processo de licitação, a Prefeitura segue na negociação com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para a cessão de 32 mil metros quadrados de área e mais 6,4 mil metros quadrados da Eletrosul (onde será o elevado).

Segundo o secretário de Obras, Rafael Hahne, a intenção é chegar a uma acordo até a abertura dos envelopes para escolha da empresa que irá executar a obra.

“Estamos nos últimos trâmites para se chegar a um acordo sobre as cessões de uso, nossa intenção é iniciar logo após o resultado da licitação”, disse.

Projeto aprovado é uma vitória

Ter o projeto executivo aprovado junto à Caixa era um desafio para a Secretaria de Obras. Segundo o secretário, a aprovação representa um grande avanço.

“Foi um trabalho em conjunto para se chegar ao melhor projeto, que não resolvesse um ponto específico do trânsito, mas que resolvesse o problema como um todo, e é justamente o que o projeto prevê. O transporte coletivo terá prioridade desde o Ticen até a UFSC”, comentou.

A obra

Anel Viário Trecho Sul

Extensão total: 7,4 km

Ponto inicial: proximidades da rua João Pio Duarte (entrada do Córrego Grande)

Ponto final: avenida Paulo Fonte (no Ticen)

Valor total: R$ 37 milhões

Início da obra: dentro dos próximos 60 dias

Prazo da obra: 36 meses (três anos)

Total de desapropriações: 75

Trecho 1: do início do Córrego Grande até o Armazém Vieira (1,9 km)

O que será realizado neste trecho:

– duplicação da Deputado Edu Vieira

– corredor exclusivo para ônibus

– primeiro elevado somente para o transporte coletivo ( nas imediações da Eletrosul)

– calçadas

– ciclovia

Trecho 2 : do Armazém Vieira até o Ticen

O que será feito neste trecho: (passa pela avenida Waldemar Vieira, rua Jerônimo José Dias, Jose Maria da Luz, Silva Jardim, Jorge da Luz Fontes e avenida Paulo Fontes)

– recapeamento

– calçadas

– corredor para ônibus

(Prefeitura de Florianópolis, 10/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *