Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia apresentado na Câmara dos Deputados
14/09/2015
Fenaostra: concurso tem inscrições prorrogadas
15/09/2015

Empresários apostam na revitalização do Centro

A inauguração do programa Centro Sapiens, nesta segunda-feira (14), trouxe uma nova esperança aos comerciantes do setor leste do Centro Histórico da Capital. A iniciativa da Prefeitura busca a revitalização por meio de conceitos que irão motivar a instalação de start-ups de jovens empreendedores no espaço.

Com 40 anos de experiência no comércio do Centro e há 14 anos na rua João Pinto, o dono da Lanchonete Vieira, Helio Artur Cameu, tem boas expectativas com o programa. “Estou torcendo por uma verdadeira revitalização dessa localidade. Gestão após gestão, esperamos por um projeto como esse, é a primeira vez que o poder público realmente traz algo tão inovador para o centro da cidade. Diferente da maioria dos comerciantes do setor leste, abro todos os domingos buscando trazer público de volta para esta área, que já foi uma das mais importantes da cidade”, disse.

Já Rafael Salim José, empreendedor da distribuidora de materiais de escritório e papelaria, Infopaper, começou seu negócio na rua Jerônimo Coelho, mas há três anos decidiu buscar a rua João Pinto para expandir sua loja. “Apesar de parecer contraditório, busquei essa área da cidade para ampliar por dois motivos principais: aqui, o valor do aluguel é muito mais barato que em outros lugares e, principalmente, porque já esperava um processo de melhora e o investimento no setor leste, que é considerado o berço do comércio varejista de Florianópolis”, disse.

Rafael destaca também a importância do projeto Viva a Cidade, que acontece todos os sábados nas ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e arredores. “A feira Viva a Cidade, que completou dois anos recentemente, foi apenas um primeiro passo. Mesmo acontecendo apenas em um dia da semana, já percebemos os resultados, com o público novamente habitando essa região com mais frequência. Sei que meu investimento nesta área foi ousado, mas confio na revitalização completa daqui”, declarou.

Para o prefeito da Capital, Cesar Souza Júnior, é possível perceber a vontade da população de viver novamente o Centro da cidade, de se reencontrar com o espaço público. “O Centro Sapiens é mais um importante passo no processo de revitalização do Centro, que já foi iniciada com o projeto Viva a Cidade, com a reforma e implantação do Museu da História da Cidade na Casa de Câmara e Cadeia e com a revitalização do Museu Victor Meirelles, que será iniciada em breve”, disse.

Além disso, o prefeito destacou os principais pontos do conjunto de ações de incentivo aos novos comerciantes. “Através de medidas como: o valor do aluguel mais barato na região, a atratividade tributária através da isenção do IPTU aos novos comerciantes e com a articulação com entidades apoiadoras, focamos na vinda de jovens empreendedores para o local, que atrairá melhorias e investimentos no Centro Histórico e aquecerá a atividade econômica”, explicou.

(Prefeitura de Florianópolis, 14/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *