Contorno Viário: “Obras estão em dia, sem atrasos”
14/08/2015
Fenaostra terá homenagem ao novo Mercado Público
14/08/2015

UFSC terá áreas para tecnologia

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a missão de construir até 2021 cerca de 75 mil metros quadrados que serão destinados à pesquisa na área de tecnologia e ao desenvolvimento de iniciativas que possam contribuir para a inovação no Estado. O acordo firmado ontem com o Sapiens Parque, no norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, garante que as três unidades existentes – com duas outras com construção planejada – possam se tornar 30 no futuro, compondo o Centro Científico e Tecnológico da universidade, num espaço de 250 mil m². Na prática, será possível até mesmo pesquisas e estudos de alunos serem testados por startups do local.

– Não tem parede, não tem muro e não tem cerca. O objetivo é que ele esteja de certa maneira formando módulos agrupados, mas em lugares diferentes, para que haja integração em vários pontos do parque, como se fossem bairros de uma cidade – explica José Eduardo Fiates, diretor-executivo do Sapiens Parque.

INCUBADORA DE PROJETOS DEVE ESTAR PRONTA EM 2016

As instalações existentes e as planejadas pela UFSC ocupam cerca de 30 mil m², o que representa 12% de toda a área que tem à disposição no parque tecnológico. Outra iniciativa da universidade é ter no futuro uma incubadora de startups e uma agência de inovação. Os planos da primeira estão mais avançados e a ideia é ter em até um ano a capacidade de incubação para projetos que partirem de pesquisas dos universitários.

Logo na entrada do Sapiens estão os prédios que compõem o atual módulo de energia. A solenidade de lançamento da parceria ontem, por exemplo, foi no Instituto do Petróleo, Gás e Energia UFSC (INPetro). Próximo, há o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar e há planos para construção do Laboratório de Potência Elétrica e do Laboratório de Energias Renováveis. Junta-se a essas estruturas também o Centro de Análises de Fármacos.

( DC, 14/08/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *