Prefeitura de Florianópolis anuncia processo para demolição de 23 imóveis na Lagoa da Conceição
14/07/2015
Relógio histórico do Mercado volta a funcionar
15/07/2015

Qual dessas marcas tem mais a cara de Florianópolis?

Ajude Florianópolis a escolher sua marca turística. São três opções, lançadas pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo) da UFSC, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. “O turismo precisa de uma marca. A cidade precisa de uma marca. Esse é um projeto extremamente técnico, participativo e feito pela população, que já definiu o DNA da marca. Com base nesse DNA é que foram desenhadas as três opções. É muito importante e nós queremos que a cidade também participe deste processo de escolha da marca”, disse a secretária, Zena Becker.

A votação está aberta até o dia 8 de agosto no www.marcaflorianopolis.com. As alternativas foram definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”.

“Hoje, Florianópolis não tem uma marca que diferencie e promova a cidade. Outras cidades que têm algum grau de importância turística têm uma marca moderna, que realmente serve de referência, tanto para ações públicas, como para o desenvolvimento de produtos turísticos com a marca. Certamente, a escolha não será unânime, mas esta é a maneira mais democrática, participativa, que permite a participação de toda comunidade não só na última etapa, mas desde o início do processo”, destacou o prefeito Cesar Souza Junior.

“A marca da cidade está sendo construída de dentro para fora. Com a participação de todos aqueles que amam Florianópolis. Nós fizemos as identidades visuais utilizando também referências do mundo inteiro, criamos uma fonte exclusiva que chamamos de purpurata – flor símbolo da cidade – e desenvolvemos as três propostas. Umas mais tradicionais, outras mais dinâmicas, sendo que cada uma delas possui um dinamismo quanto a sua aplicabilidade em produtos, material de divulgação e consideradas tecnicamente perfeitas para redução, ampliação, uso colorido ou em preto e branco”, destacou o coordenador do Logo (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez.

O estudo foi dividido em três fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares) e com a realização de eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários e moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).

O projeto conta com o apoio de entidades como o Sapiens Parque. “As três opções que nós temos são sensacionais. Cada uma realmente reflete os elementos do DNA de Florianópolis, uma cidade vibrante, multicultural, natural, quirida e mágica. O processo foi extremamente participativo, espero que tenhamos um grande envolvimento na escolha e que esta marca possa ser absorvida por toda a cidade”, frisou diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates.

Saiba mais sobre cada definição:

1 – Minha Florianópolis – Caminhante e personalizada e cada pessoa vai poder construir a sua marca de Florianópolis mudando as referências. Centenas de ícones vão estar disponíveis em um aplicativo, mas a marca da cidade foi trabalhada com os ícones figueira, ponte, bernunça, sol e prancha.

2 – Tecendo Florianópolis – É mais focada nas coisas da ilha, uma marca mais estática e tradicional. A partir da renda, foram buscados os ícones da cidade como a ponte, garapuvu, sol, martim pescador, laélia purpurata, entre outros elementos.

3 – Movimenta Florianópolis – Proposta mais dinâmica, mais rápida, na qual se buscou três elementos: flor, a ideia da letra f e o mapa da cidade. Nela foi trabalhada a questão do grafismo, com as ondas e as linhas.

Ajude a escolher a marca de Florianópolis em www.marcaflorianopolis.com.

(Panrotas, 10/07/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *