Ajuste fiscal do Governo Federal retarda obras de mobilidade em Florianópolis
03/06/2015
II Movimento de Consumo Criativo e Consciente
03/06/2015

Ponta das Canas é o bairro com o maior registro de ligações irregulares à rede de esgoto

Até o começo de junho, o programa Floripa Se Liga na Rede já realizou mais de 23 mil ações de fiscalização, entre inspeções e visitas, percorrendo os bairros Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Canasvieiras, Ingleses, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Em relação ao relatório anterior, embora em percentuais gerais não tenha acontecido uma alteração na relação entre imóveis regulares e com inadequações, cresceu o número de ligações com problemas encontradas em Ponta da Canas, no Norte da Ilha, que em março correspondiam a 64,5% e neste último levantamento chegaram a 72,8%, o maior registrado no município.

Em números exatos, as equipes do programa registraram 23.021 ações, em um total de 10.942 imóveis. Em 2.901 deles não foi possível realizar a inspeção, seja ela completa ou parcial, mas, dos 8.041 vistoriados, 53,8% apresentaram inadequações e 46,2% estavam regulares.

O melhor desempenho positivo foi alcançado pela Barra da Lagoa, onde anteriormente 50,8% das vistorias estavam regulares e de acordo com este último levantamento, esse percentual chegou a 52,8%. Lá, de um total de 1872 imóveis vistoriados, 645 não tinham caixa de gordura e 215 estavam com a ligação de água pluvial conectada à rede de esgoto.

Ingleses, que desde o início tem registrado não apenas os maiores índices de ligações com irregularidades, mas também um aumento do problema a cada novo relatório, desta vez teve melhora de um ponto percentual. Em março eram 30,5 % de ligações regulares, e hoje são 31,5%. Mesmo assim, o bairro só perde para Ponta das Canas, com 68,5% das vistorias apontando irregularidades.

Nesses dois casos, as irregularidades mais frequentes são a não conexão à rede de esgoto sanitário e a ausência da caixa de gordura, sendo que em Ingleses, dos 1.248 imóveis vistoriados, mais da metade (639) não estavam conectados à rede de esgoto. No caso de Ponta das Canas, dos 390 imóveis inspecionados, 53,6% (percentual que corresponde a 209 imóveis) não tinham caixa de gordura. É importante destacar que o mesmo imóvel pode apresentar mais de uma inadequação.

(De olho na ilha, 02/06/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *