Polícia Federal ouve testemunhas em inquérito da Operação Onipresença
18/06/2015
Justiça suspende obras da estação de tratamento de esgoto no Rio Tavares, em Florianópolis
18/06/2015

Atenção aos últimos ajustes do Mercado Público

Ainda escondidos pelos tapumes, o amarelo das paredes e o verde das janelas voltaram a acompanhar a ala sul do Mercado Público de Florianópolis, em obras há um ano. É o sinal de que a reforma, que já se arrasta em 11 meses de prorrogações, está perto do fim. De acordo com o prazo contratual, às 18h de hoje os cerca de 70 trabalhadores devem deixar o prédio histórico pronto para os comerciantes iniciarem a montagem dos boxes. No entanto, os moradores da Capital terão que esperar um pouco mais para redescobrir o mercado, pois a inauguração está marcada para 5 de agosto. Até lá, serão os permissionários que terão muito trabalho.

Já faz um ano que Aurino Manoel dos Santos, dono do Açougue do Aurino, deixou o box 2 da ala sul, por causa do restauro. Desde então, ele ajuda os filhos em um empório montado na ala vizinha. O retorno será para o box 5, mas isso não é problema para o comerciante que está ansioso para voltar ao prédio onde já trabalhou mais de seis décadas.

– Estamos com o mobiliário pronto. Agora é esperar eles entregarem a chave para podermos entrar amanhã e começar a trabalhar. Nossa expectativa é abrir as portas em agosto – diz Aurino.

Quatro aditivos, sendo dois de valor e dois de prazo, prorrogaram a obra por 11 meses e aumentaram os gastos em quase 50%, chegando a um total de R$ 10,7 milhões com a reforma. Além disso, as previsões de entrega antecipada foram caindo ao longo dos últimos meses, e os comerciantes, que deveriam entrar no prédio em março, só terão essa oportunidade amanhã. Isso fez com que a data de inauguração oficial de todo o complexo ficasse para 5 de agosto.

– A data de 5 de agosto foi pedida por nós para pelo menos a maioria dos boxes abrir junto. Na abertura da ala norte, menos da metade dos boxes estava aberta – diz Aldonei de Brito, dono de box na ala norte e presidente da Associação dos Comerciantes do Novo Mercado Público.

INÍCIO DA INSTALAÇÃO DO VÃO CENTRAL

Enquanto uma obra é entregue, outra começa no Mercado. As fundações para a implantação do vão central entre as duas alas começaram na semana passada. De acordo com a Secretaria de Obras, a montagem será dividida em duas partes: a estrutura de suporte e a instalação da cobertura. O prazo é de 180 dias e o orçamento é de R$ 4,2 milhões.

O prédio abre das 6h às 22h, de segunda-feira a sexta-feira; e até as 17h nos sábados. Em setembro, devem abrir em um domingo para testar a movimentação.

( Diário Catarinense, 18/06/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *