OAB/SC promove Fórum Internacional de Mobilidade Urbana
27/04/2015
Floripa Convention realiza Quatro Estações com painel sobre cenário político
27/04/2015

Projeto gratuito usa tecnologia para incentivar a leitura em Florianópolis

Unir tecnologia e leitura é o principal objetivo do Projeto Despertar, que começou a ser ministrado nesta quarta-feira (22.04) para 30 crianças entre 8 e 12 anos que realizam atividades na Obra Social Dom Orione, em Capoeiras, Florianópolis, durante o contraturno escolar. A iniciativa é do Comitê para Democratização da Informática (CDI) de Santa Catarina e é totalmente gratuita.

Os educadores recebem capacitação da ONG para atuarem como mediadores de leitura. As aulas são ofertadas em laboratórios de informática, onde a tecnologia serve para favorecer o acesso a diferentes escritores e gêneros literários. “Os instrutores são treinados para auxiliar as crianças na compreensão da leitura e visão crítica do texto. É importante saber estimular os educandos a estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno e conectado”, diz a coordenadora pedagógica do CDI-SC, Cleusa Regina Kreusch.

Além do incentivo à leitura de obras literárias, os jovens são encorajados a criar um grupo no Facebook para registrar o projeto, com orientações de como montar o post, desde a escrita até a imagem anexada. A ideia é ensinar como utilizar as redes sociais para tirar dúvidas e executar trabalhos online, produzindo também conteúdo de qualidade.

Ao todo, o Projeto Despertar já formou 90 crianças, que ao final do ano passado foram presenteadas com um livro de poesias escritas durante as aulas. Atualmente outros 100 alunos estão em formação no Centro de Valorização Humana, Moral e Social (Cevahumos), no bairro Abraão, em Florianópolis.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *