Estudo de impacto viário na região da Ponta do Coral deve levar mais um mês
16/04/2015
Prefeitura de Florianópolis estuda aplicação de medidas disciplinares contra o Consórcio Fênix
16/04/2015

Museu da Cidade promete resgatar história de Florianópolis com uso de tecnologia interativa

Uma reunião no gabinete do prefeito Cesar Souza Júnior, nesta terça-feira, deu início à parceria entre o Sesc (Serviço Social do Comércio) e o município para a criação do Museu da História da Cidade na antiga Casa da Câmara e Cadeia, no Centro de Florianópolis. Construído em 1771, o prédio mais antigo da cidade (excluindo edifícios religiosos) começou a ser restaurado no ano passado e deve ser reaberto ao público no segundo semestre de 2016. Prefeitura e Sesc assinaram o contrato de concessão do prédio. O órgão venceu a licitação com o lance de R$ 9,1 milhões, a serem investidos ao longo dos 20 anos de concessão.

Além do valor patrimonial que a restauração da Casa da Câmara e Cadeia representa, o ideal que move a parceria é resgatar a história da capital catarinense. “Esse é um passo essencial. Nós não podemos viver numa cidade e imaginar que ela surgiu ontem. Quem vem de fora, quem mora aqui e quem nasceu aqui não conhece a história de Florianópolis. O museu será um tributo a todos aqueles que contribuíram, no decorrer dos séculos, para que Florianópolis seja a cidade que é hoje”, disse Cesar.

Ao final da reunião de encaminhamento do início dos trabalhos, o presidente da Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Santa Catarina), Bruno Breithaupt, valorizou o esforço feito para a recuperação do prédio. “Nós temos a missão de resgatar a memória cultural da cidade e o compromisso de instalar ali um museu moderno e atualizado para os dias de hoje. Vislumbramos uma prestação de serviço para toda a comunidade, não só para os catarinenses, mas, também, para todos aqueles que vêm nos visitar”, afirmou. O projeto do museu ainda está em fase de desenvolvimento, mas sabe-se que terá como inspiração o Museu do Futebol (SP), o Museu da Língua Portuguesa (SP) e o Museu das Telecomunicações (RJ), que têm em comum uma linguagem dinâmica e inovadora que aposta em recursos tecnológicos para transmitir a história.

Entrada gratuita para estudantes e moradores

Um dos desafios do Museu da História da Cidade será o de contar o surgimento e o desenvolvimento de Florianópolis não só para os turistas, mas, também, para os moradores do município. Para tanto, o Sesc pretende abrir as portas gratuitamente a estudantes e idosos todos os dias, além de permitir o acesso livre dos residentes da cidade semanalmente. “Nós teremos um dia livre por semana para toda a população visitar o museu sem pagar nada. Quem for residente em Florianópolis terá acesso gratuito ao museu. Além disso, teremos acesso livre e permanente para todos os estudantes da rede pública de ensino municipal e estadual e para os idosos”, afirmou o prefeito Cesar Souza Júnior.

Com a iniciativa, a expectativa é de que a história da cidade seja transmitida às novas gerações. “É vergonhoso para todos nós que Florianópolis não tenha um museu que conte sua história e sua trajetória desde a época dos carijós, passando pelas imigrações açorianas, até a cidade moderna que nós temos hoje”, disse Cesar.

( Notícias do Dia Online, 15/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *