Obras do elevado do Rio Tavares devem começar na próxima semana
02/04/2015
UFSC: Sem boletins
02/04/2015

Mobilidade Urbana é tema de apresentação na ACIF

Ocorreu na última terça-feira (31), durante a reunião de diretoria executiva da ACIF, exposição sobre o Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (PLAMUS). Aberta aos associados, a apresentação foi realizada pelo superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, e Guilherme Medeiros, coordenador do Projeto.

Taniguchi explicou o surgimento e o desenvolvimento do estudo realizado para a Grande Florianópolis e mostrou as soluções propostas, identificadas a partir das diferentes simulações realizadas. Durante a apresentação, foram apresentados conceitos, como o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável, a transformação de rodovias, como a SC-401 em vias urbanas e a presença negativa do automóvel no trânsito. Além disso, também foram abordadas propostas complementares, como o transporte aquaviário, a construção de 400 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e a implantação de vias nos conceitos de Ruas Completas e Zona 30. De acordo com o superintendente, foram 12 meses de levantamentos e mais de 400 pessoas, que participaram dos 50 eventos realizados para a obtenção dos dados colhidos.

Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba – considerada Capital exemplo quando o assunto é mobilidade urbana – é responsável por implantar algumas das soluções para o trânsito apontadas pelo PLAMUS. Inédito no Brasil, o estudo é resultado de pesquisas e entrevistas com cerca de cinco mil pessoas da região sobre hábitos, preferências e necessidades, e estabelece um perfil de mobilidade na Grande Mobilidade. Concluído em fevereiro deste ano, o Projeto foi contratado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e acompanhado pela SC Parcerias.

(ACIF 01/04/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *