Coqueiros poderá ter uma ciclofaixa permanente
02/02/2015
Segunda etapa da reforma do Terminal Rita Maria de Florianópolis começa nesta segunda-feira
02/02/2015

Humanização do Centro começou há 40 anos

Em 1975, portanto há quatro décadas, Florianópolis era uma cidade falida. Sua situação de insolvência financeira fez com que o prefeito Dib Cherem, um respeitado deputado federal, pedisse o boné menos de um mês depois de assumir a administração municipal.

A bagunça era tanta que, num período de apenas dois anos (1973-1975), Florianópolis teve cinco prefeitos, todos nomeados, porque o regime militar proibira eleições nas capitais, estâncias hidrominerais e municípios de fronteira.

* * *

O quinto dos prefeitos, que assumiu em setembro de 1975, foi escolhido pelo governador Antônio Carlos Konder Reis entre técnicos de carreira do governo do Estado. Esperidião Amin Helou Filho tinha 27 anos de idade, egresso da Esag (Escola Superior de Administração e Gerência), era um técnico, tinha o perfil recomendável para colocar a prefeitura em ordem, e por isso Konder Reis apostou nele.

* * *

Muito antes de o termo virar moda, inovação era algo que rondava a cabeça do prefeito nomeado – e ele fez dessa palavra sua estrela-guia enquanto esteve à frente da prefeitura, até 14 de agosto de 1978. Amin cercou-se de colegas formados pela Esag, quase todos com menos de 30 anos e sem militância política. E com eles definiu um choque de gestão, operado com responsabilidade, autoridade e determinação. Veja mais!

(ND, 31/01/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *