Primeiros resultados do plano de mobilidade são apresentados em Florianópolis
01/12/2014
Baixo astral na Câmara de Vereadores de Florianópolis
01/12/2014

Teste de estreitamento de pista na rotatória da UFSC, em Florianópolis reduz velocidade da via

Na tentativa de buscar novas alternativas para o trânsito e principalmente promover mais segurança de pedestres e ciclista, um grupo técnico realizou ação na rótula da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na Trindade, intitulada humanização da mobilidade.

Na manhã desta quinta-feira (27), foram colocados cones para estreitamento das pistas nas proximidades da rótula com objetivo principal de reduzir a velocidade nestes trechos.

Participaram da programação integrantes do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Ufsc, Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis) e Guarda Municipal.

Em alguns períodos, de acordo com o movimento de veículos e pedestres, os motoristas precisaram ter um pouco mais de paciência. O fluxo ficou mais lento neste trecho. Os veículos, que passam geralmente a 40km/h ou 50km/h, transitaram a entre 10km/h e 20km/h. Porém, a ação não interrompeu o trânsito, facilitou o acesso dos pedestres. A guarda municipal entregou panfletos aos motoristas com dicas de segurança no trânsito.

A técnica em enfermagem Cleonice de Oliveira, 35, aprovou as mudanças. Ela acredita que é difícil para todos os lados, mas nesse caso específico da rotatória o pedestre acaba sendo mais prejudicado, na opinião ela. “Sou pedestre e motorista. Trabalho no HU e passo aqui todo dia, às vezes de ônibus e às vezes a pé.

O local da faixa também é complicado: se o motorista não avança sobre a faixa para entrar na rótula não consegue passar. Mas eu gostei: mais devagar as pessoas acabam se respeitando mais e o trânsito flui, um pouco mais devagar, mas funciona”, disse.

Mortes no trânsito têm índices maiores do que mortes por homicídio na Capital Segundo Leandro Pereira Garcia, diretor de vigilância de saúde do município e integrante do secretariado executivo do proj […] Veja mais!

(ND, 27/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *