Florianópolis designada Cidade UNESCO da Gastronomia
01/12/2014
Integrantes do grupo de trabalho Mobilidade Urbana debatem Alça de Contorno
01/12/2014

Soluções inteligentes para cidades serão tema de fórum entre ACIF, UFSC, universidades italianas e Câmara de Comércio da Itália

Evento debaterá conceitos inovadores e sustentáveis para mobilidade, turismo, esporte e educação e trará oportunidades de colaboração e negócios entre países da União Europeia e Mercosul.

O conceito de ‘smart city’ ou cidade inteligente, que agrega e investe em sistemas urbanos sustentáveis e eficientes, será debatido no Fórum Smart City e Inovação, que será realizado em Florianópolis no dia 3 de dezembro. No encontro, serão apresentados novas ideias e projetos, relacionados à mobilidade urbana, turismo, educação, esportes, energias renováveis, governança, entre outros.

O evento é uma parceria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis ACIF, da Câmara Italiana de Comércio e Indústria CCIE-SC, do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC e do Centro de Estudos e Consultoria Territoria, em colaboração com a Universidade Católica de Milão e o Centro Politécnico de Turim, e acontece a partir das 14h30, na sede da ACIF.

O objetivo do Fórum é fomentar o intercâmbio de boas práticas em políticas públicas e o desenvolvimento empresarial, além de prospectar negócios e parcerias público-privadas para o desenvolvimento de projetos no Mercosul e na União Europeia.

“A ideia principal é divulgar o conceito de cidade inteligente e trazer a experiência de operadores que já estão mais adiantados neste processo, abrindo espaço para troca de informações, novos negócios e até a iniciação de futuros projetos para a Florianópolis”, diz o presidente da ACIF, Sander DeMira.

Os participantes terão a oportunidade de encontrar parcerias, apoio técnico e ainda procurar ou oferecer acordos de colaboração e intercâmbio com cidades europeias e sistemas universitários de pesquisa, voltados ao desenvolvimento dos setores de alta inovação em escala urbana. Segundo o diretor de Mobilidade da ACIF, Alexandre Bohn, a noção de cidade inteligente já está sendo aplicada em políticas comunitárias em na Europa, em cidades como Barcelona e Milão.

“Até 2020, a União Européia garantiu investimentos públicos entre 10 e 12 bilhões de euros ao projeto smart cities, com diversas possibilidades para participação de projetos outros países. E encontros como este possibilitam o contato para propostas e projetos para incrementar a eficiência dos sistemas urbanos, aqui e lá”, destaca.

As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas, pelo  ou (48) 3027-2710 e 3084-9462.

Vagas limitadas.

(ACIF, 28/11/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *